O Theatro Municipal de São Paulo, um dos principais patrimônios culturais da cidade, dará início a um novo ciclo de restauro e modernização a partir de 2025. A iniciativa, que marca os 114 anos do edifício, conta com o patrocínio da Shell e da Elevadores Atlas Schindler por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
As intervenções incluem a modernização dos seis elevadores do prédio, com foco na acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A proposta visa garantir o acesso físico a todos os andares do teatro, incluindo o térreo, que atualmente possui entrada alternativa para o Bar dos Arcos. A expectativa é que o projeto permita a obtenção do Selo de Acessibilidade da Prefeitura de São Paulo.
Além das adaptações de acessibilidade, a obra contempla um projeto de restauro do telhado, com substituição de telhas de cobre, calhas e estruturas comprometidas. A intervenção tem como objetivo eliminar infiltrações e preservar a integridade do edifício. O trabalho será realizado por uma equipe de 50 profissionais, entre arquitetos, engenheiros e técnicos, coordenados pela Gerência de Infraestrutura e Patrimônio da Fundação Theatro Municipal.
Segundo Eduardo Spinazzola, gerente responsável pela área, “a questão da acessibilidade vai além da adaptação física do edifício, ela trata do direito universal das pessoas transitarem livremente, garantindo inclusão social, diversidade e difusão democrática da cultura”.
Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação da Shell Brasil, afirmou que “fomentar a viabilização de um projeto de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida é motivo de grande orgulho para nós”.
O projeto é realizado pela Fundação Theatro Municipal, pela Sustenidos, pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, pelo Ministério da Cultura e pelo Governo Federal.
O Theatro Municipal foi inaugurado em 1911, com projeto assinado por Ramos de Azevedo em parceria com os italianos Cláudio e Domiziano Rossi. O edifício já passou por reformas entre 1951 e 1955, de 1986 a 1991, e entre 2009 e 2011.