Campos do Jordão (SP) recebeu, na semana passada, a maior edição já realizada do Sindepat Summit, consolidando o evento como ponto de encontro do setor de parques e atrações turísticas no Brasil. Com recorde de público e expositores, o encontro contou com a presença de 470 participantes e 40 marcas de mais de dez países. Durante dois dias, os profissionais do setor acompanharam painéis, participaram de visitas técnicas, realizaram networking e conheceram lançamentos em produtos e serviços.
Segundo Pablo Morbis, presidente do Conselho do Sindepat, o sucesso do evento reflete a força crescente do segmento. “Nossa sexta edição do Summit é uma amostra clara de quão fortalecido está nosso setor. Além dos números recordes, tivemos a participação do presidente da IAAPA, associação mundial de parques, em sua primeira visita ao Brasil”.
Jakob Wahl, presidente da IAAPA, apresentou uma visão global da indústria de parques e atrações. A abertura oficial do evento contou com a presença da deputada federal Renata Abreu, relatora do PERSE no Congresso, e, no segundo dia, o secretário estadual de Turismo de São Paulo, Roberto Lucena, reforçou a relevância do setor para a economia do estado.
Entre os destaques da programação esteve a palestra de Justin Schwartz, especialista em segurança da Universal Creative, que participou do evento pela primeira vez. Outro momento importante foi a apresentação da terceira edição do Panorama Setorial, que traça um diagnóstico abrangente do setor e está disponível para download no site do Sindepat.
O evento também marcou o início da parceria entre o Sindepat e o Observatório Nacional de Turismo da Itaipu Parquetec, com o objetivo de mensurar o grau de maturidade dos empreendimentos no campo da sustentabilidade. “Queremos mensurar o grau de maturidade dos diferentes empreendimentos associados, ampliando essa pesquisa para todo o setor”, afirmou Pablo Morbis. A iniciativa busca gerar dados estratégicos sobre práticas ESG, apoiar políticas públicas e promover boas práticas replicáveis.
Durante o Summit, o cartunista Mauricio de Sousa foi homenageado por sua contribuição ao setor com empreendimentos como o Parque da Mônica e a visitação aos estúdios da MSP. A homenagem foi recebida por personagens da Turma da Mônica, que também animaram os intervalos do evento.
Outro lançamento importante foi o anúncio da 15ª edição do Dia Nacional das Pessoas com Deficiência em Parques e Atrações (DNPD), que em 2025 terá duração ampliada e novas ações de visibilidade. “Queremos ampliar a visibilidade para as pessoas com deficiências, razão de ser do DNPD”, destacou Carolina Negri, presidente executiva do Sindepat.
Além dos conteúdos e homenagens, o Summit recebeu o Selo Evento Neutro da Eccaplan, com todas as emissões de carbono compensadas por meio de projetos ambientais certificados. A cenografia em tecido, posteriormente doada ao Grupo Primavera, e a entrega de bolsas produzidas por cooperativas de pessoas presas reforçaram o compromisso social do evento.