BRL - Moeda brasileira
EUR
6,30
USD
5,66

Marcelo Freixo projeta: “vamos alcançar os 8 milhões de turistas em 2025”

Evento no Rio marca reposicionamento do Brasil no mercado global e apresentação da nova estratégia de promoção internacional

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, afirmou que o Brasil poderá receber 8 milhões de turistas internacionais até o fim deste ano. A projeção foi feita durante a abertura do Visit Brasil Summit, evento realizado nesta segunda-feira (19), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O encontro marcou também o lançamento do Plano Brasis – Estratégia de Marketing Turístico Internacional 2025–2028, nova diretriz de promoção do país no exterior.

A ação é uma iniciativa da Embratur em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo. O novo plano substitui o antigo Plano Aquarela, encerrado em 2020, e tem como proposta reposicionar o Brasil no cenário internacional com foco na diversidade cultural, sustentabilidade e inovação.

Durante seu discurso, Freixo destacou o avanço do Turismo internacional no primeiro quadrimestre do ano, com mais de 4,4 milhões de visitantes estrangeiros, o que representa um crescimento de 51% em relação ao mesmo período de 2024. A meta oficial para o ano, segundo o Plano Nacional de Turismo, era de 6,9 milhões de turistas. “Mas vamos alcançar os 8 milhões, o que é muito acima do que estava previsto, uma vez que os 8 milhões de turistas eram previstos para o ano que vem, só em 2026. Vamos bater a meta antes do previsto”, afirmou.

Segundo Freixo, a localização geográfica do Brasil favorece a atração de turistas da América do Sul, que representam uma fatia relevante do mercado global. “Em média, 86% das pessoas que fazem viagens internacionais escolhem destinos com até cinco horas de voo. Isso nos dá uma enorme vantagem competitiva no mercado sul-americano”, disse.

Celso Sabino, ministro do Turismo, também participou do evento e apontou que os resultados positivos são reflexo de uma articulação entre o ministério, a Embratur e o Sebrae. “O Turismo brasileiro vive um momento histórico. Em apenas quatro meses, crescemos 51% em relação ao ano passado”, afirmou. Segundo ele, o setor gera cerca de 7 milhões de empregos no país, com destaque para o papel dos pequenos empreendedores.

Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional, ressaltou a importância das micro e pequenas empresas no desenvolvimento do turismo, que representam 97% dos negócios do setor e foram responsáveis por 1,3 milhão de empregos criados no último ano. “O Turismo é feito de gente apaixonada”, disse. Ele também destacou a diversidade dos biomas brasileiros e defendeu que o país deve se consolidar como referência em sustentabilidade.

A programação do Visit Brasil Summit incluiu ainda a assinatura da portaria que oficializa o lançamento do Plano Brasis. O documento foi elaborado com a participação de governos estaduais, municipais, entidades do trade, setor privado e sociedade civil. A proposta é orientar ações e investimentos de marketing internacional de forma colaborativa e alinhada ao Plano Nacional de Turismo 2024–2027.

O evento também contou com debates e painéis temáticos. No primeiro dia, os temas abordados foram inclusão, empreendedorismo, sustentabilidade e diversidade. Um dos destaques foi a fala de Adriana Lanawa, representante do turismo de base comunitária no Amazonas. “Há seis anos, eu nem sabia o que era turismo. Comecei a receber visitantes, contar sobre minha história e cultura em Novo Airão. Hoje, entendo que isso é Turismo, um turismo que valoriza quem somos”, relatou.

Outra participação foi da escritora Conceição Evaristo, que defendeu um olhar ancestral sobre o futuro do setor. “O futuro do Turismo não começa amanhã, ele começa agora e esse futuro é ancestral”, afirmou.

Virginia Messina, vice-presidente do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), também participou do encontro e destacou o potencial brasileiro para o turismo de bem-estar. “O Brasil tem infraestrutura de saúde, hospitalidade e paisagens incríveis, tudo o que os investidores e turistas procuram.”

O Visit Brasil Summit segue com programação até esta terça-feira (20), reunindo especialistas, gestores e representantes do setor para discutir caminhos para o fortalecimento do turismo brasileiro no mercado internacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Hackatour Cataratas premia soluções inovadoras para...

Evento em Foz do Iguaçu reforça integração entre tecnologia e sustentabilidade, com apoio a startups e novos empreendedores

MSC encerra 5ª Convenção Internacional de...

A bordo do MSC Seashore, a MSC Cruzeiros brindou com 400 agentes o encerramento da 5ª Convenção Internacional de Vendas

Brasilturis 896 – Maio 2025

UM NOVO CONTINENTE EM ALTO-MAR - MSC World America...

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

MSC recompensa agentes com comissão extra...

A MSC Cruzeiros anunciou acréscimo de 2 pontos percentuais em comissão e pré-convite para próxima edição da convenção internacional

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS