Marcelo Freixo, presidente da Embratur, afirmou que o Brasil poderá receber 8 milhões de turistas internacionais até o fim deste ano. A projeção foi feita durante a abertura do Visit Brasil Summit, evento realizado nesta segunda-feira (19), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O encontro marcou também o lançamento do Plano Brasis – Estratégia de Marketing Turístico Internacional 2025–2028, nova diretriz de promoção do país no exterior.
A ação é uma iniciativa da Embratur em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo. O novo plano substitui o antigo Plano Aquarela, encerrado em 2020, e tem como proposta reposicionar o Brasil no cenário internacional com foco na diversidade cultural, sustentabilidade e inovação.
Durante seu discurso, Freixo destacou o avanço do Turismo internacional no primeiro quadrimestre do ano, com mais de 4,4 milhões de visitantes estrangeiros, o que representa um crescimento de 51% em relação ao mesmo período de 2024. A meta oficial para o ano, segundo o Plano Nacional de Turismo, era de 6,9 milhões de turistas. “Mas vamos alcançar os 8 milhões, o que é muito acima do que estava previsto, uma vez que os 8 milhões de turistas eram previstos para o ano que vem, só em 2026. Vamos bater a meta antes do previsto”, afirmou.
Segundo Freixo, a localização geográfica do Brasil favorece a atração de turistas da América do Sul, que representam uma fatia relevante do mercado global. “Em média, 86% das pessoas que fazem viagens internacionais escolhem destinos com até cinco horas de voo. Isso nos dá uma enorme vantagem competitiva no mercado sul-americano”, disse.
Celso Sabino, ministro do Turismo, também participou do evento e apontou que os resultados positivos são reflexo de uma articulação entre o ministério, a Embratur e o Sebrae. “O Turismo brasileiro vive um momento histórico. Em apenas quatro meses, crescemos 51% em relação ao ano passado”, afirmou. Segundo ele, o setor gera cerca de 7 milhões de empregos no país, com destaque para o papel dos pequenos empreendedores.
Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional, ressaltou a importância das micro e pequenas empresas no desenvolvimento do turismo, que representam 97% dos negócios do setor e foram responsáveis por 1,3 milhão de empregos criados no último ano. “O Turismo é feito de gente apaixonada”, disse. Ele também destacou a diversidade dos biomas brasileiros e defendeu que o país deve se consolidar como referência em sustentabilidade.
A programação do Visit Brasil Summit incluiu ainda a assinatura da portaria que oficializa o lançamento do Plano Brasis. O documento foi elaborado com a participação de governos estaduais, municipais, entidades do trade, setor privado e sociedade civil. A proposta é orientar ações e investimentos de marketing internacional de forma colaborativa e alinhada ao Plano Nacional de Turismo 2024–2027.
O evento também contou com debates e painéis temáticos. No primeiro dia, os temas abordados foram inclusão, empreendedorismo, sustentabilidade e diversidade. Um dos destaques foi a fala de Adriana Lanawa, representante do turismo de base comunitária no Amazonas. “Há seis anos, eu nem sabia o que era turismo. Comecei a receber visitantes, contar sobre minha história e cultura em Novo Airão. Hoje, entendo que isso é Turismo, um turismo que valoriza quem somos”, relatou.
Outra participação foi da escritora Conceição Evaristo, que defendeu um olhar ancestral sobre o futuro do setor. “O futuro do Turismo não começa amanhã, ele começa agora e esse futuro é ancestral”, afirmou.
Virginia Messina, vice-presidente do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), também participou do encontro e destacou o potencial brasileiro para o turismo de bem-estar. “O Brasil tem infraestrutura de saúde, hospitalidade e paisagens incríveis, tudo o que os investidores e turistas procuram.”
O Visit Brasil Summit segue com programação até esta terça-feira (20), reunindo especialistas, gestores e representantes do setor para discutir caminhos para o fortalecimento do turismo brasileiro no mercado internacional.