BRL - Moeda brasileira
EUR
6,30
USD
5,66

Connection Terroirs começa em uma semana e reúne mais de 50 produtores

Evento será realizado de 28 a 31 de maio e promove degustações, painéis e experiências gratuitas com produtos certificados

A cidade de Gramado (RS) será palco, entre os dias 28 e 31 de maio, da oitava edição do Connection Terroirs do Brasil, considerado o maior evento dedicado à valorização de produtos com Indicação Geográfica (IG) no país. O encontro reúne mais de 50 produtores certificados pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e propõe uma imersão na cultura, nos sabores e na identidade dos territórios brasileiros reconhecidos por suas origens.

Realizado pela Rossi & Zorzanello, com correalização do Sebrae, o evento ocupará diferentes pontos centrais da cidade, como a Rua Coberta, o Palácio dos Festivais, a Praça Major Nicoletti e o Recreio Gramadense. A programação inclui exposição e comercialização de produtos com IG, degustações de vinhos, cafés e pratos típicos, além de palestras e painéis com especialistas sobre temas ligados à sustentabilidade, mercado de experiências e a força da origem.

A visita à feira é gratuita. Já os painéis e palestras, que acontecem nas manhãs dos dias 29 e 30, no Palácio dos Festivais, exigem inscrição pelo site oficial do evento. Os participantes concorrem ainda a prêmios, como viagens ao Rio de Janeiro e a Porto de Galinhas, com hospedagem inclusa.

Entre os produtos com IG confirmados estão o Queijo da Canastra (MG), o Mel de Melato da Bracatinga (SC, RS e PR), o Guaraná de Maués (AM), os Doces de Pelotas (RS), os Cafés da Chapada Diamantina (BA), da Mantiqueira (MG) e do Cerrado Mineiro (MG), os Vinhos da Campanha Gaúcha (RS) e o Espumante de Pinto Bandeira (RS). Ao todo, o Brasil possui atualmente 133 produtos reconhecidos com IG, sendo que mais de 50 estarão representados no evento.

Marta Rossi, CEO do Connection, destaca a exclusividade de cada produto com IG. “São produtos únicos. A gente pode até pegar a receita do queijo da Canastra em Minas Gerais ou do queijo da Serra Gaúcha e tentar reproduzir em qualquer lugar do mundo, nunca vai ficar igual exatamente por conta dos elementos geográficos e naturais que fazem parte de todo o processo de produção, além do saber fazer, e isso acontece com todos os IGs, por isso são tão exclusivos.”

A programação inclui ainda Arena Gastronômica com chefs convidados, sessões de degustação com sommeliers e baristas, exposição de artistas locais e lançamentos de livros. Dentre os painelistas confirmados estão nomes como Dado Schneider, criador da marca Claro; Luiz Tejon, especialista em agronegócio; e Guilherme Paulus, empresário do setor de turismo.

O evento busca reforçar a importância econômica e cultural das IGs e estimular o consumo consciente e sustentável de produtos locais, promovendo o território como ativo central do turismo e da gastronomia brasileira. A programação completa está disponível em connectionexperience.com.br/programacao.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Gol tem plano aprovado nos EUA...

Plano da Gol inclui captação de até US$ 1,87 bilhão e conversão de dívidas em ações, com diluição estimada em 75%

Senado aprova projeto que garante livre...

Proposta altera o Estatuto da Cidade e proíbe privatização do acesso a áreas naturais de interesse turístico, como praias e cachoeiras

Brasilturis 896 – Maio 2025

UM NOVO CONTINENTE EM ALTO-MAR - MSC World America...

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

Espanha exige retirada de mais de...

Medida do governo mira irregularidades em anúncios e tenta frear impacto dos aluguéis de curto prazo sobre a crise habitacional

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS