BRL - Moeda brasileira
EUR
6,30
USD
5,66

Visit Brasil Summit premia monografias e foca em dados e inovação no turismo

Programação incluiu palestras sobre inteligência de dados, sustentabilidade e criatividade no futuro do setor turístico

Com foco no futuro do turismo internacional no país, a programação do segundo dia do Visit Brasil Summit, que ocorreu entre os dias 19 e 20 de maio no Museu do Futuro, no Rio de Janeiro (RJ), teve como destaque a entrega da premiação do Concurso Rota das Monografias. O evento também destacou o Turismo como motor de inclusão e empreendedorismo.

Além da participação de especialistas em debates e palestras, que abordaram a aplicação da inteligência de dados e da inovação nas estratégias de promoção e serviços turísticos, a primeira edição do evento foi palco também do lançamento do Plano Brasis, o novo Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil para o período de 2025 a 2027.

De acordo com Marcelo Freixo, presidente da Embratur, o evento é um marco para a Agência e para a história do turismo no Brasil e deve continuar sendo referência no setor. “O Visit Brasil Summit foi uma iniciativa inédita na história do trade turístico brasileiro”, começa.

“A primeira edição do evento foi um sucesso, afinal, nunca tínhamos tido um espaço assim só para discutir e alinhar a promoção internacional dos nossos destinos. E, ano que vem tem mais: já temos data e local para a segunda edição, que vai entrar para a história também”, avisa Freixo.

Rota das Monografias

Três trabalhos foram premiados, na manhã desta terça-feira (20), na Rota das Monografias e cada vencedora recebeu R$ 10 mil. Foram 31 universidades participantes, com 90 monografias de cursos da área de Turismo e Hotelaria recebidas e 70 homologadas. Um dos requisitos era que os trabalhos apresentassem aspectos inovadores em sua colaboração e proposições para o desenvolvimento do turismo brasileiro.

A premiação foi entregue por Carlos Alberto Lidizia Soares professor da Universidade Federal Fluminense e presidente da Comissão Organizadora do concurso. Para ele, a integração entre Academia e gestão pública é fundamental para o desenvolvimento do país, por gerar solução de problemas por meio de pesquisa aplicada.

“Durante muito tempo, a Academia levantou essa bandeira e agora temos que agradecer por esta integração. Para nós, isso é fazer ciência. Isso é pesquisa aplicada. O objetivo desse concurso é trazer à tona temas mais contemporâneos e incentivar, tanto professores quanto universitários, a se aterem às temáticas importantes para o desenvolvimento do Brasil e para nossa imagem lá fora”, salienta o professor.

O presidente da Embratur destacou que a Rota das monografias é um passo muito importante que a Embratur dá para o desenvolvimento do turismo. “Entre as três, temos uma premiação de cada região e isso é bom porque estamos pensando o Brasil como um todo. Além disso, temos aqui uma quantidade grande de jovens e isso é muito bom, porque temos que olhar pra frente. Nesse contexto do futuro do turismo e do turismo do futuro, se a gente não pensar na juventude que está nas universidades, não estamos pensando efetivamente nesse futuro, estaríamos falando de presente”, reforça.

Visando dar reconhecimento aos autores e para dar uma execução prática aos trabalhos, as melhores monografias serão publicadas posteriormente em um e-book.

Premiadas

Os trabalhos premiados foram de três mulheres. Confira os temas e as vencedoras:

  • ‘Recursos e ferramentas de tecnologias de turismo inteligente: um estudo em empreendimentos turísticos em Natal/RN’, de Beatriz Nascimento da Silva, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN);
  • ‘Categorias fundamentais de uma política de turismo gastronômico no Brasil: comer é um ato político?’, de Melissa Maria Santos Braga, da Universidade de Brasília (UnB);
  • ‘Turismo e mulheres com 60 anos ou mais: desafios e possibilidades na promoção do envelhecimento ativo e da qualidade de vida’, de Rosimeire Lourenço Medeiros, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Rota para mestrado

Na ocasião, Freixo fez o anúncio de que será lançada a premiação para trabalhos de Mestrado. “Mês que vem, lançaremos uma rota para mestrado. Então, se preparem. Nossa meta é chegar ao mestrado, ao doutorado e a toda a Academia”, conta o presidente da Embratur.

“O que estamos buscando é uma parceria entre poder público, entre política pública, entre universidade, entre sociedade e entre mercado, pois, quando a gente forma essa parceria e o que se concretiza dentro da universidade se expande para fora de forma útil e real, impacta a sociedade de forma efetiva”, explcia Freixo.

Painéis e palestras

Além da premiação, o último dia do Visit Brasil Summit contou também com um painel e duas palestras, que reuniram autoridades, especialistas e referências do turismo. Os debates foram palco de formação de estratégias para o fortalecimento do Brasil como destino competitivo e atrativo para diferentes perfis de turistas internacionais.

Dados são o Futuro do Turismo

A primeira palestra do dia teve como tema ‘Dados são o Futuro do Turismo’. Na ocasião, Virginia Messina, vice-presidente executiva do Conselho Mundial de Viagens e Turismo World Travel Tourism Council – WTTC, reconhecida internacionalmente por sua atuação no setor, trouxe reflexões sobre como a inteligência de dados pode transformar a experiência turística, impulsionar políticas públicas mais eficazes e fortalecer a sustentabilidade do turismo global.

O Futuro do Turismo

Logo após, foi realizado o painel ‘O Futuro do Turismo é Inovador’. Mediado por Roberto Gevaerd, diretor de Gestão e Inovação da Embratur, o debate abordou cases de sucesso e tendências tecnológicas com a participação de Natali Emerick, do Parque Tecnológico da UFRJ, Pierre Lucena, do Porto Digital, Carlos Alberto Nunes, da Visa, Rosa Alegria, futurista do The Millennium Project Brasil, e Mariana Aldrighi, pesquisadora da USP.

A programação contou, ainda, com a palestra ‘O Futuro do Turismo é Criativo’, do fundador e diretor executivo da Beautiful Destinations, Jeremy Jauncey.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Gol tem plano aprovado nos EUA...

Plano da Gol inclui captação de até US$ 1,87 bilhão e conversão de dívidas em ações, com diluição estimada em 75%

Brasilturis 896 – Maio 2025

UM NOVO CONTINENTE EM ALTO-MAR - MSC World America...

Senado aprova projeto que garante livre...

Proposta altera o Estatuto da Cidade e proíbe privatização do acesso a áreas naturais de interesse turístico, como praias e cachoeiras

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

Hackatour Cataratas premia soluções inovadoras para...

Evento em Foz do Iguaçu reforça integração entre tecnologia e sustentabilidade, com apoio a startups e novos empreendedores

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS