De 22 de maio a 3 de junho, a Ilha de Fernando de Noronha recebe o Festival Brasil Sabor | Pernambuco Naturalmente Incrível, uma ação da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) que une alta gastronomia, sustentabilidade e inovação em experiências turísticas. O evento reunirá renomados chefs locais, nacionais e internacionais para celebrar e difundir os sabores autênticos do arquipélago.
“Eventos como o Brasil Sabor são fundamentais para fortalecer a imagem de Fernando de Noronha como um destino turístico completo, que vai além das belezas naturais e oferece experiências culturais e gastronômicas de alto nível. Além disso, geram um impacto direto na economia da ilha, movimentando a cadeia produtiva do turismo e valorizando os empreendedores locais”, destaca Eduardo Loyo, presidente da Empetur.
Essa era uma demanda antiga do trade turístico, para atrair mais visitantes durante a baixa temporada. “Há muito tempo o trade de Noronha vem pedindo a realização de um evento gastronômico de alcance nacional, capaz de atrair mais visitantes durante a baixa temporada”, afirma Hayrton Almeida, presidente do Convention Bureau de Fernando de Noronha.
“O Festival Brasil Sabor, realizado pela Empetur e Abrasel, chega para atender esse desejo, unindo o melhor da nossa culinária com a força do turismo sustentável, e oferecendo ao visitante mais um motivo para viver a experiência única que é estar em Fernando de Noronha, em qualquer época do ano”, continua o presidente do Convention Bureau de Fernando de Noronha, destino que lançou marca de destino na WTM Latin America.
O festival faz parte de uma ação estratégica para consolidar cada vez mais Noronha como destino turístico gastronômico e cultural. “Além de promover Fernando de Noronha como polo gastronômico diverso e sustentável, o festival busca gerar impacto econômico positivo para a comunidade local e estimular boas práticas ambientais no setor”, afirma Tony Sousa, presidente da Abrasel em Pernambuco.
Participam do festival oito estabelecimentos da ilha: Zé Maria, Xica da Silva, Mavi, Benedita, O Pico de Noronha, Abençoado, Casa Sueste e Gelateria Paradiso. Todos os restaurantes terão menus e ações voltados à valorização dos saberes tradicionais e à sustentabilidade, reforçando o compromisso da ilha com o turismo consciente.
Circuito do Passaporte Pernambuco
Durante o festival, os turistas embarcam em uma deliciosa experiência gastronômica. A cada visita a um restaurante participante, o turista pode garantir um carimbo no Passaporte Pernambuco e ao completar 6 carimbos, basta apresentá-lo no ponto de troca oficial – Gelateria Paradiso, até o dia 04/06, das 14h às 17h, para receber um brinde exclusivo: um elegante moleskine de capa dura, estampado com a nova logo de Fernando de Noronha. Um presente perfeito para guardar memórias, anotar descobertas e levar um pedacinho da ilha.
A programação será rica em experiências, apresentações culturais, rodas de conversa sobre sustentabilidade e o lançamento de um livro exclusivo com receitas e histórias dos participantes.
O encerramento contará com dois dias de “Banquete do Chefe”, reunindo grandes nomes da gastronomia nacional ao lado de talentos locais:
- 02 de junho: Luana Sabino (Metzi – SP), Gerônimo Athuel (Ocyá – RJ), Eudes Assis (Taioba – SP), Zé Maria, Thiago Silva e Julio Diamael.
- 03 de junho: Kátia Barbosa (Aconchego Carioca – RJ), Iago Jacomussi (Jacó – SP), Rodolfo Vilar, Cíntia Miyaji, Dário Costa, Théo Chahinian e Efigênia Costa.