O Programa de Regionalização do Turismo (PRT) em Ação chegou ao Sudeste do Brasil, e o estado de São Paulo foi inaugura essa nova etapa. No primeiro dia do evento, realizado nesta terça-feira (21), a capital paulista recebeu representantes de cerca de 400 representantes de municípios, das 47 Regiões Turísticas, além de profissionais da iniciativa privada que atuam no setor.
A programação segue até a próxima sexta-feira (23), com foco no treinamento de gestores públicos e privados, na troca de experiências e na apresentação de boas práticas que podem ser replicadas em diferentes regiões do estado.
Durante o encontro, são debatidas políticas públicas para o fortalecimento do turismo regional, além de estratégias para atração de investimentos e promoção de destinos. Também foram destaques os temas relacionados ao Mapa do Turismo Brasileiro e ao Cadastur, ferramenta que reúne prestadores de serviços turísticos formalmente cadastrados no país.
Para Ana Carla Moura, coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do MTur, o PRT em Ação reforça o compromisso da pasta com a descentralização das ações.
“Temos uma orientação do nosso ministro, Celso Sabino, para que a equipe do Ministério do Turismo esteja cada vez mais próxima de quem faz o turismo na ponta. O PRT em Ação é uma iniciativa que reforça a importância do Mapa do Turismo, das políticas federais de regionalização, da Lei Geral do Turismo e das governanças locais, que operam de forma descentralizada e compartilhada”, destacou.
“O PRT em Ação é um projeto que reforça a importância do fortalecimento das governanças que junto ao Sistema Nacional do Turismo faz a Politica Nacional do Turismo ser cada vez mais importância para o desenvolvimento do setor em todo território nacional”, completou Cristiane Sampaio, secretária Nacional de Políticas de Turismo.
Cadastur
O estado de São Paulo lidera o número de prestadores de serviços turísticos registrados no Cadastur, com mais de 38 mil cadastros ativos, sendo 8 mil apenas de guias de turismo. Esse crescimento expressivo é reflexo direto do fortalecimento das políticas públicas de regionalização do setor.
“Tivemos um salto significativo: há quatro anos, eram apenas 13 cadastros; hoje, já passamos dos 38 mil. Isso demonstra que os municípios e regiões turísticas têm reconhecido a importância de manter-se atualizados no Cadastur. É um resultado do trabalho de interiorização e regionalização que vem sendo feito pela equipe do ministério. Já ultrapassamos 14 mil inscritos e temos potencial para crescer ainda mais”, afirmou Gregory Sampaio, coordenador do Cadastur em São Paulo.
A relevância da regionalização também foi ressaltada por Marcia Azeredo, gerente de Relações Institucionais da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp), que reúne 70 municípios turísticos.
“Temos destinos variados: de interior, de sol e praia, de montanha. O programa de regionalização do Ministério do Turismo é essencial para aproximar gestores públicos e privados. Aqui, eles trocam experiências, compartilham boas práticas e enfrentam desafios juntos. O PRT não só oferece capacitação e orientação legal, mas também promove integração entre os municípios”, pontuou.
Expansão Nacional
Lançado em 2025, o PRT em Ação já passou por alguns estados das regiões Norte e Nordeste, como Maranhão, Amapá, Amazonas, Acre e Roraima, totalizando mais de 110 municípios atendidos nas edições anteriores. A realização do evento em São Paulo marca o início das ações no Sudeste, reforçando o compromisso do governo federal com o fortalecimento do turismo regional como vetor de desenvolvimento econômico e social em todo o país.