A Southwest Airlines anunciou que, a partir de 28 de maio, passará a exigir que os passageiros mantenham visíveis seus dispositivos de carregamento portátil — como power banks — durante o uso em voos. A nova política de segurança visa facilitar a identificação rápida de possíveis falhas em baterias de lítio, que podem representar risco de incêndio.
Segundo a companhia, o uso de carregadores portáteis dentro de mochilas, bolsas ou compartimentos de bagagem de mão estará proibido durante o voo. A medida tem como objetivo reduzir os riscos associados ao superaquecimento ou ignição de baterias em locais de difícil acesso.
De acordo com a Administração Federal de Aviação (FAA), ainda que casos graves sejam incomuns, já foram registrados 22 incidentes com baterias de lítio em aviões de passageiros ou carga apenas nos primeiros cinco meses de 2025. Em todo o ano passado, o número chegou a 89. A agência ressalta, no entanto, que esses dados não representam a totalidade dos casos.
A notificação sobre a nova regra já começou a ser exibida no aplicativo da companhia para alguns usuários. Com a adoção da medida, a Southwest busca reforçar os protocolos de segurança em voos e minimizar riscos em potencial associados ao uso de power banks. A empresa não informou, até o momento, se haverá medidas de fiscalização durante o embarque ou a bordo.