BRL - Moeda brasileira
EUR
6,30
USD
5,66

Arena Tecnológica volta a destacar inovação no FitCataratas 2025

Startups, maratona de inovação e soluções disruptivas impulsionam o turismo inteligente em Foz do Iguaçu

A tecnologia volta a ocupar posição de destaque no Festival Internacional de Turismo das Cataratas (FitCataratas), que chega à sua 20ª edição entre os dias 4 e 6 de junho de 2025, em Foz do Iguaçu (PR). Um dos espaços mais dinâmicos do evento, a Arena Tecnológica será novamente o palco para conexões entre inovação, empreendedorismo e turismo inteligente, integrando a tradicional Feira de Turismo e Negócios.

Cinco startups foram selecionadas por meio de edital promovido pelo festival e terão a oportunidade de apresentar suas soluções a investidores, operadores e ao público visitante. São elas: Woman Fem, Redz!, NautiX Hub, Natiz Turismo e Mariza Silveira Arquitetura e Design. A proposta da Arena é fomentar negócios disruptivos nos segmentos de atendimento, hotelaria, gastronomia, agenciamento de viagens, transporte turístico e serviços correlatos — contemplando desde a fase de ideação até a tração de mercado.

Segundo Paulo Angeli, CEO do FitCataratas, a iniciativa reforça a vocação do evento em alinhar turismo e tecnologia. “Ao promover iniciativas inovadoras, tecnológicas e sustentáveis, o evento não só impulsiona o setor com negócios e networking, mas também incentiva startups, soluções criativas e tendências que transformam a experiência turística”, afirma. “Essa abordagem reforça o compromisso do festival com o desenvolvimento do turismo inteligente”, completa.

Uma das novidades da Arena este ano é a presença dos vencedores do Hackatour Cataratas, maratona de inovação encerrada no último domingo (18), no Mercado Público Barrageiro. O projeto campeão, batizado de Waypoint, foi idealizado por Gabriel Hochmann Alves e Hasan Asaad, de Foz do Iguaçu, e Guilherme Teixeira Nunes Pereira, de Santa Helena. A proposta é uma pulseira inteligente com conexão a transmissores de longo alcance, capaz de monitorar visitantes em áreas remotas — como trilhas, reservas e praias — sem necessidade de internet. A tecnologia busca melhorar a segurança e a gestão do fluxo de turistas em locais de difícil acesso.

Além de visibilidade durante o FITCataratas, as equipes premiadas receberão mentorias do Sebrae e do Itaipu Parquetec para desenvolver ainda mais suas soluções. A presença de projetos como o Waypoint reforça o posicionamento do festival como um ecossistema voltado ao fomento da inovação aplicada ao turismo, criando pontes entre tecnologia, sustentabilidade e desenvolvimento regional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Campos do Jordão investe em luxo...

Destino recebeu consultores da Goya Travel, do grupo Copastur, para reforçar posicionamento no segmento premium nacional

Funcionários denunciam esvaziamento de hangar da...

Aérea responde que operação visa apenas limpeza e organização; dívida declarada passa de R$ 400 milhões

Joinville ganha destaque nacional como polo...

Cidade catarinense atrai birdwatchers com trilhas acessíveis, espécies raras e projetos voltados ao turismo de natureza

Epic Universe é inaugurado em Orlando...

Epic Universe traz hotel integrado, tecnologia imersiva e experiências exclusivas em gastronomia, shows e interatividade

Justiça determina suspensão de cobranças da...

Decisão suspende cobranças da ViagensPromo em Divinópolis após denúncias de calote em pacotes turísticos não entregues a consumidores locais.

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS