A tecnologia volta a ocupar posição de destaque no Festival Internacional de Turismo das Cataratas (FitCataratas), que chega à sua 20ª edição entre os dias 4 e 6 de junho de 2025, em Foz do Iguaçu (PR). Um dos espaços mais dinâmicos do evento, a Arena Tecnológica será novamente o palco para conexões entre inovação, empreendedorismo e turismo inteligente, integrando a tradicional Feira de Turismo e Negócios.
Cinco startups foram selecionadas por meio de edital promovido pelo festival e terão a oportunidade de apresentar suas soluções a investidores, operadores e ao público visitante. São elas: Woman Fem, Redz!, NautiX Hub, Natiz Turismo e Mariza Silveira Arquitetura e Design. A proposta da Arena é fomentar negócios disruptivos nos segmentos de atendimento, hotelaria, gastronomia, agenciamento de viagens, transporte turístico e serviços correlatos — contemplando desde a fase de ideação até a tração de mercado.
Segundo Paulo Angeli, CEO do FitCataratas, a iniciativa reforça a vocação do evento em alinhar turismo e tecnologia. “Ao promover iniciativas inovadoras, tecnológicas e sustentáveis, o evento não só impulsiona o setor com negócios e networking, mas também incentiva startups, soluções criativas e tendências que transformam a experiência turística”, afirma. “Essa abordagem reforça o compromisso do festival com o desenvolvimento do turismo inteligente”, completa.
Uma das novidades da Arena este ano é a presença dos vencedores do Hackatour Cataratas, maratona de inovação encerrada no último domingo (18), no Mercado Público Barrageiro. O projeto campeão, batizado de Waypoint, foi idealizado por Gabriel Hochmann Alves e Hasan Asaad, de Foz do Iguaçu, e Guilherme Teixeira Nunes Pereira, de Santa Helena. A proposta é uma pulseira inteligente com conexão a transmissores de longo alcance, capaz de monitorar visitantes em áreas remotas — como trilhas, reservas e praias — sem necessidade de internet. A tecnologia busca melhorar a segurança e a gestão do fluxo de turistas em locais de difícil acesso.
Além de visibilidade durante o FITCataratas, as equipes premiadas receberão mentorias do Sebrae e do Itaipu Parquetec para desenvolver ainda mais suas soluções. A presença de projetos como o Waypoint reforça o posicionamento do festival como um ecossistema voltado ao fomento da inovação aplicada ao turismo, criando pontes entre tecnologia, sustentabilidade e desenvolvimento regional.