Gramado (RS) – Nesta sexta-feira (30), durante o Connection Terroirs do Brasil, realizado em Gramado (RS), a especialista Renata Vescovi, do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, conduziu a palestra Vendendo mais que viagens: o mercado de experiências autênticas. Com mediação de Any Brocker, fundadora da Brocker Turismo, o encontro destacou como a interação com a cultura local e a valorização das Indicações Geográficas (IGs) elevam a experiência do turista e abrem novas oportunidades para pequenos negócios.
Segundo Renata, o turismo de experiência rompe com o modelo tradicional, que consistia em um roteiro mecânico, pouco interativo. “O turista agora se integra à comunidade. Ele deixa de ser espectador e se torna protagonista da sua própria viagem. É uma imersão, onde ele vivencia, interage e se conecta com o destino”, afirmou.

Em pesquisa realizada, 86% dos viajantes consideram as experiências o aspecto mais importante de uma viagem. Outros 67% buscam relaxamento, 64% desejam conhecer belezas naturais, 58% querem vivenciar aventuras e 46% procuram pela gastronomia local — ponto no qual os produtos com IG ganham destaque.
A especialista reforçou que produtos como vinhos, queijos, cacau e outros, são muito buscados pelos turistas. Eles valorizam a origem e a cultura local, como também tornam-se protagonistas em roteiros de experiências que envolvem degustações e as tradições de cada local.
Entre os fundamentos do turismo de experiência estão a estimulação dos cinco sentidos, o aprendizado, o storytelling e as práticas sustentáveis. Renata frisou que o turismo de base comunitária, o ecoturismo e a personalização dos serviços estão entre as grandes oportunidades. “O Brasil tem elementos muito ricos para se criar essa atmosfera. Nada conecta mais as pessoas do que a história de outras pessoas”, pontuou.
Ela também destacou o papel dos pequenos negócios, que não precisam de grandes investimentos para criar roteiros impactantes. “É possível emocionar com o cuidado no atendimento, o carinho no primeiro contato. Cada lugar é único, cada história é única. Isso é o que toca o visitante e o faz permanecer por mais tempo”.
Para concluir, Renata reforçou o papel do Sebrae na formatação de produtos e na articulação com agências de receptivo. “É uma rede colaborativa. Uma parceria ganha-ganha para fortalecer o mercado e gerar prosperidade nos negócios”.
O Brasilturis viaja a convite da Rossi & Zorzanello e com proteção da Affinity Seguros.