BRL - Moeda brasileira
EUR
6,30
USD
5,66

Turismo de experiência valoriza cultura local e potencializa produtos com IG

Renata Vescovi, do Sebrae, afirma no Connection Terroirs que personalização, história e emoção são pilares para atrair turistas e desenvolver territórios

Gramado (RS) – Nesta sexta-feira (30), durante o Connection Terroirs do Brasil, realizado em Gramado (RS), a especialista Renata Vescovi, do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, conduziu a palestra Vendendo mais que viagens: o mercado de experiências autênticas. Com mediação de Any Brocker, fundadora da Brocker Turismo, o encontro destacou como a interação com a cultura local e a valorização das Indicações Geográficas (IGs) elevam a experiência do turista e abrem novas oportunidades para pequenos negócios.

Segundo Renata, o turismo de experiência rompe com o modelo tradicional, que consistia em um roteiro mecânico, pouco interativo. “O turista agora se integra à comunidade. Ele deixa de ser espectador e se torna protagonista da sua própria viagem. É uma imersão, onde ele vivencia, interage e se conecta com o destino”, afirmou.

Any Brocker e Renata Vescovi explicaram que 86% dos viajantes consideram as experiências o aspecto mais importante de uma viagem. Foto: Rafael Destro/Brasilturis

Em pesquisa realizada, 86% dos viajantes consideram as experiências o aspecto mais importante de uma viagem. Outros 67% buscam relaxamento, 64% desejam conhecer belezas naturais, 58% querem vivenciar aventuras e 46% procuram pela gastronomia local — ponto no qual os produtos com IG ganham destaque.

A especialista reforçou que produtos como vinhos, queijos, cacau e outros, são muito buscados pelos turistas. Eles valorizam a origem e a cultura local, como também tornam-se protagonistas em roteiros de experiências que envolvem degustações e as tradições de cada local.

Entre os fundamentos do turismo de experiência estão a estimulação dos cinco sentidos, o aprendizado, o storytelling e as práticas sustentáveis. Renata frisou que o turismo de base comunitária, o ecoturismo e a personalização dos serviços estão entre as grandes oportunidades. “O Brasil tem elementos muito ricos para se criar essa atmosfera. Nada conecta mais as pessoas do que a história de outras pessoas”, pontuou.

Ela também destacou o papel dos pequenos negócios, que não precisam de grandes investimentos para criar roteiros impactantes. “É possível emocionar com o cuidado no atendimento, o carinho no primeiro contato. Cada lugar é único, cada história é única. Isso é o que toca o visitante e o faz permanecer por mais tempo”.

Para concluir, Renata reforçou o papel do Sebrae na formatação de produtos e na articulação com agências de receptivo. “É uma rede colaborativa. Uma parceria ganha-ganha para fortalecer o mercado e gerar prosperidade nos negócios”.

O Brasilturis viaja a convite da Rossi & Zorzanello e com proteção da Affinity Seguros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Campos do Jordão investe em luxo...

Destino recebeu consultores da Goya Travel, do grupo Copastur, para reforçar posicionamento no segmento premium nacional

Sítio do Picapau Amarelo abre 55...

Operado pelo Grupo Forma, Sítio do Picapau Amarelo é o único oficial e licenciado pelas Organizações Globo e família Monteiro Lobato

Gol altera política de assentos e...

Medida afeta tarifas Light e Promo; clientes passam a ter assento atribuído automaticamente a partir de 60 horas antes do voo

Justiça nega recuperação judicial à Voepass,...

Companhias aéreas do grupo Voepass foram excluídas da decisão por estarem com as operações suspensas por determinação da Anac

Brasilturis 896 – Maio 2025

UM NOVO CONTINENTE EM ALTO-MAR - MSC World America...

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS