A Turkish Airlines firmou uma parceria com a Red Hat para acelerar a transformação digital de suas operações com o uso de inteligência artificial (IA). A empresa adotou o Red Hat OpenShift AI como base de sua nova arquitetura tecnológica com foco em escalabilidade, produtividade e sustentabilidade — tornando-se pioneira na aplicação de IA em larga escala no setor aéreo.
Com quase 90 mil colaboradores e uma das maiores malha aérea internacional do mundo, a companhia agora utiliza mais de 60 modelos de IA em produção, com outros 40 em desenvolvimento. As aplicações incluem desde a otimização do uso de aeronaves e precificação dinâmica até prevenção de fraudes em pagamentos e no programa de fidelidade Miles&Smiles.
“O objetivo é reduzir custos operacionais, elevar a satisfação dos clientes e capacitar times de dados a inovar com agilidade”, afirma a Turkish Airlines em comunicado. Entre os benefícios já observados estão a redução no tempo de provisionamento de ambientes — de horas para minutos — e o aumento da eficiência na alocação de recursos, com automação no monitoramento e escalabilidade sob demanda.
A adoção do Red Hat OpenShift AI também permitiu à companhia implementar chatbots baseados em modelos de linguagem de grande escala (LLMs), integrar soluções de atendimento ao cliente e avançar no uso de IA preditiva para melhorar a performance de solo e pontualidade nos voos.
A iniciativa marca um passo estratégico da Turkish Airlines rumo à consolidação de um ecossistema digital baseado em nuvem híbrida e tecnologias de código aberto, reforçando o compromisso com inovação contínua e excelência operacional.