Gramado (RS) – Em entrevista exclusiva ao Brasilturis, durante a realização do Connection Terroirs do Brasil, Ricardo Bertolucci, o secretário de Turismo de Gramado (RS), destacou o bom momento vivido pelo município. Após o impacto das enchentes de 2023, Gramado entra em um ciclo de recuperação com números já semelhantes aos registrados antes do evento climático. “Hoje a palavra que mais faz sentido para Gramado é recuperação”, afirmou. Os fins de semana seguem com alta ocupação e o frio — marca registrada da Serra Gaúcha — promete impulsionar ainda mais o turismo durante o inverno.
A cidade, eleita por 11 anos consecutivos como o melhor destino de inverno do Brasil, se prepara para uma temporada aquecida, com base nos bons índices da Páscoa, que chegou a registrar quase 100% de ocupação dos 25 mil leitos disponíveis. “Quando o frio chega, a economia aquece”, resumiu. Gramado se mantém como destino de desejo, combinando hospitalidade, estrutura e constante renovação da oferta turística.
Novidades de infraestrutura
Entre as novidades de destaque está o anúncio do primeiro resort Exclusive Collection do Club Med na América do Sul, com previsão de entrega até 2026. “São 205 apartamentos no mais alto padrão da marca. Isso vai nos ajudar a buscar a internacionalização do destino”, apontou Bertolucci. Outro investimento é o Ice Bar, que deverá ser o maior do mundo. O projeto é assinado pela Hector, responsável por atrativos como a Congo Bar e a Vila da Mônica. “Aqui, sempre haverá algo novo. Você pode vir uma vez por ano e sempre vai ter novidade para conhecer”, garantiu.
Com o objetivo de retomar o turismo corporativo, Gramado também confirma o retorno de grandes eventos. Em agosto, recebe a Arena Abreu e, para 2026, já estão previstas mais duas convenções de peso. “O turismo B2B é superimportante para nós. Gramado tem uma infraestrutura robusta para eventos”, reforçou.
Novo posicionamento de marca
Além da estrutura consolidada, o município trabalha um novo posicionamento de marca, com previsão de lançamento ainda este ano. Mais do que uma reformulação visual, o foco está em reafirmar a identidade do destino e resgatar sua essência. “Gramado é uma cidade contadora de histórias. Precisamos contar o que nos trouxe até aqui e mostrar ao Brasil a verdade de Gramado hoje, que é diferente da de 20 ou 30 anos atrás”, explicou o secretário.
Valorização do interior
Parte fundamental desse novo posicionamento é a valorização do interior e do turismo rural. A Linha Bonita, um dos berços da imigração italiana e da formação do município, foi inscrita na iniciativa Best Tourism Villages da ONU. Mais do que conquistar o selo, o objetivo é chamar a atenção para um outro lado de Gramado. “A gente quer que o turista brasileiro olhe para esse território e veja que Gramado tem muito além do centro e dos parques temáticos”, disse. O interior reúne agroindústrias, pequenas vinícolas, produtores locais e experiências autênticas baseadas em tradição, território e gastronomia.
“Gramado do interior que vale muito a pena conhecer: as nossas vinícolas — nós temos nove vinícolas aqui em Gramado —, nosso agroturismo, nosso turismo, nossas agroindústrias, nossos parques de visitação natural. Acho que é uma Gramado que também vale a pena conhecer”, concluiu Bertolucci.