BRL - Moeda brasileira
EUR
6,30
USD
5,66

Costa Rica apresenta modelo de turismo sustentável e inclusivo no Connection Terroirs

Representante do Instituto Costarriquenho de Turismo detalha políticas públicas e estratégias adotadas pelo país que priorizam a sustentabilidade, a inovação e a inclusão social

Gramado (RS) – Durante o Connection Terroirs do Brasil, realizado em Gramado (RS), Gustavo Alvarado, diretor do Instituto Costarricense de Turismo (ICT) compartilhou com o público a experiência do país na construção de um modelo turístico baseado em decisões políticas consistentes e integradas à sustentabilidade, inovação e inclusão. A apresentação destacou como a Costa Rica se consolidou internacionalmente como um dos principais destinos de turismo responsável no mundo, sem abrir mão da valorização das comunidades e da preservação ambiental.

De acordo com Alvarado, o modelo turístico costarriquenho é resultado de uma visão de Estado construída ao longo de décadas. Desde 1948, o país aboliu o exército e direcionou seus investimentos para educação, saúde e proteção dos recursos naturais. Essas decisões impactaram diretamente o desenvolvimento do turismo, tornando o setor uma ferramenta de transformação social e econômica. “Queremos um turista que se envolva, que respeite, que participe da sociedade e que nos ajude a melhorar o destino”, afirmou.

Segundo Alvarado, o número de turistas aumentou 60% desde 2006. Foto: Rafael Destro/Brasilturis

Hoje, mais da metade da população costarriquenha — que soma cerca de cinco milhões — é equivalente ao número de turistas recebidos anualmente. Segundo o representante, o país optou por atrair visitantes que compartilhem princípios como o respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente. O foco está em experiências autênticas em meio à natureza, com preferência por pequenas e médias empresas, que representam cerca de 90% do setor turístico local. “Definimos quem era o turista que gostaríamos de receber e chegamos ao perfil do aventureiro e alternativo”, pontuou Alvarado.

O modelo também avança no desenvolvimento de infraestrutura sustentável. O centro de convenções da Costa Rica, por exemplo, é administrado por uma empresa privada, mas pertencente ao governo, e funciona com metas ambientais rigorosas: neutralização de emissões, uso de energia limpa, reaproveitamento de água e gestão de resíduos. Nenhum alimento é desperdiçado, sendo redirecionado para causas sociais.

Outra inovação é o Índice de Progresso Social, que mede o impacto do turismo nas comunidades além dos dados tradicionais, como número de visitantes e ticket médio. O indicador analisa questões como saneamento, habitação, educação e inclusão social, reforçando o compromisso com uma política pública que prioriza o bem-estar das pessoas. Atualmente, o gasto médio por turista foi de US$ 1.892, com uma permanência de 12,9 noites no país, um impacto direto de 6,6% no PIB.

Para o futuro, o objetivo é fortalecer o turismo regenerativo, que vai além da sustentabilidade e busca revitalizar economias locais, restaurar habitats naturais e promover oportunidades para todos. “Não se trata apenas de manter recursos, mas de transformar realidades por meio de políticas inclusivas e ações concretas”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Sítio do Picapau Amarelo abre 55...

Operado pelo Grupo Forma, Sítio do Picapau Amarelo é o único oficial e licenciado pelas Organizações Globo e família Monteiro Lobato

Campos do Jordão investe em luxo...

Destino recebeu consultores da Goya Travel, do grupo Copastur, para reforçar posicionamento no segmento premium nacional

Gol altera política de assentos e...

Medida afeta tarifas Light e Promo; clientes passam a ter assento atribuído automaticamente a partir de 60 horas antes do voo

Justiça nega recuperação judicial à Voepass,...

Companhias aéreas do grupo Voepass foram excluídas da decisão por estarem com as operações suspensas por determinação da Anac

Brasilturis 896 – Maio 2025

UM NOVO CONTINENTE EM ALTO-MAR - MSC World America...

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS