BRL - Moeda brasileira
EUR
6,41
USD
5,64

Festival do Japão chega à 26ª edição com investimento de R$ 6 milhões expectativa por recorde de público

Evento reúne tradições nipônicas, intercâmbio cultural e plataforma B2B com expectativa de atrair mais de 180 mil pessoas entre os dias 11 e 13 de julho

São Paulo (SP) – A cultura japonesa ganhará novamente o protagonismo em São Paulo com a 26ª edição do Festival do Japão, que será realizada entre os dias 11 e 13 de julho no São Paulo Expo. Considerado o maior evento da cultura nipônica fora do Japão, o festival deve atrair mais de 180 mil visitantes ao longo dos três dias, com uma programação que inclui gastronomia regional, apresentações culturais, exposições e uma plataforma robusta de negócios.

Organizado pela Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), o festival chega a quase 30 anos de história — com interrupções apenas nos dois anos de pandemia — e mobiliza cerca de 47 associações representando todas as províncias japonesas. “Nosso grande objetivo é perpetuar a cultura dos nossos antepassados e manter vivos os laços entre Brasil e Japão”, destacou Alfredo Ohmachi, presidente da Comissão Organizadora do festival e também da Associação da Província de Akita.

Um dos principais destaques do evento é a praça de gastronomia, onde cada associação de província apresentará pratos típicos regionais que não são encontrados nem mesmo no Japão. “É a cozinha afetiva, aquela comida da vovó que traz lembranças e sentimentos. Essa é a alma do festival”, afirma Ohmachi. Ao todo, mais de 40 mil m² dos pavilhões 5, 6, 7 e 8 do São Paulo Expo serão utilizados para abrigar as atrações.

A programação contará com mais de 50 atrações em três palcos principais. A abertura oficial está marcada para o sábado (12), às 11h, com a presença de autoridades, empresários, representantes do governo japonês e patrocinadores. Entre as atividades culturais estão a tradicional dança Bom Odori, cerimônia do chá, apresentações de Ikebana, espaços dedicados à terceira idade, área infantil e oficinas literárias.

Além do festival voltado ao público geral (B2C), o evento contará com a Expo Japan, uma programação paralela focada no intercâmbio comercial (B2B). Com quatro dias de duração, começando em 10 de julho, o encontro reunirá importadores, distribuidores e empresários interessados na cadeia de produtos alimentícios japoneses. “Queremos promover a troca comercial, não apenas importar do Japão, mas também exportar do Brasil. A relação precisa ser de mão dupla”, ressaltou Toshio Ichikawa, presidente da Kenren.

A Expo Japan ocorrerá no mezanino do São Paulo Expo e funcionará como uma vitrine de produtos regionais japoneses, com destaque para alimentos, bebidas e temperos tradicionais. A ideia é aproximar fabricantes japoneses de potenciais compradores brasileiros, incluindo representantes de redes de supermercados, restaurantes e distribuidores especializados. Segundo Ichikawa, os principais desafios estão na superação das barreiras alfandegárias e na mediação linguística — por isso, intérpretes voluntários também serão mobilizados.

O evento ainda contará com a presença de empresas japonesas e nipo-brasileiras de renome, como Toyota, Yamaha, Kikkoman, Ajinomoto e Yakult, além de instituições como a Embaixada do Japão, Jaica, MAFF (Ministério da Agricultura do Japão) e a Japan House.

“Este festival é feito por voluntários. Ninguém recebe para trabalhar nele. Mas o que ganhamos é imensurável: é o orgulho de manter viva a nossa cultura e oferecer oportunidades a novas gerações”, finalizou Alfredo Ohmachi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Embratur rebate alerta dos EUA e...

Em comunicado, Embratur destaca crescimento de 51% no turismo internacional e menor índice de violência em 11 anos

Sítio do Picapau Amarelo abre 55...

Operado pelo Grupo Forma, Sítio do Picapau Amarelo é o único oficial e licenciado pelas Organizações Globo e família Monteiro Lobato

Decolar comemora aniversário com promoções de...

Campanha inclui caça ao cupom, concurso nas redes sociais e experiências presenciais com cupons voadores em loja física

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

CVC lança campanha “10 Anos de...

Promoção vai até 31 de agosto e sorteará nove ganhadores por compras e um via desafio no TikTok; prêmios são de R$ 100 mil em vale-viagens

NEWSLETTER

    AGENDA

    IPW

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS