BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Fit Cataratas celebra 20 anos com programação robusta em Foz do Iguaçu

Rebatizado como Fit Cataratas, evento amplia foco em negócios, sustentabilidade, inovação e acessibilidade

Foz do Iguaçu (PR) – O Festival das Cataratas, agora oficialmente rebatizado como Fit Cataratas, iniciou sua 20ª edição nesta quarta-feira (4), em Foz do Iguaçu (PR), com uma cerimônia que destacou a transformação do evento ao longo das últimas duas décadas. A abertura, marcada por discursos de autoridades locais, estaduais e nacionais, também celebrou a nova identidade visual do festival, simbolizada por um tucano, figura que representa alegria, biodiversidade e pertencimento.

Ao longo dos anos, o festival consolidou-se como um dos principais pontos de encontro para o trade turístico na América Latina. Em 2025, o evento conta com ampla programação: Feira de Turismo e Negócios, o 19º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu – considerado o maior evento técnico-científico de turismo do Brasil –, rodada de negócios do Sebrae Paraná, Salão MICE Cataratas, Mostra de Turismo Sustentável e o Salão do Vinho Argentino, entre outros.

“Este festival é o Oscar do turismo brasileiro”, declarou Leonaldo Paranhos, secretário estadual de Turismo do Paraná. Ele também aproveitou a ocasião para homenagear o vice-governador Darci Piana, destacando sua trajetória de décadas em defesa do setor. “Agora temos uma secretaria, orçamento e programas estruturados, graças à sua visão e perseverança.”

Durante a cerimônia, o prefeito de Foz do Iguaçu, Joaquim Silva e Luna, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou os investimentos em infraestrutura para fortalecer o turismo local. “Temos um projeto ambicioso para transformar Foz em uma cidade voltada para os rios que a cercam, com mais segurança, iluminação e acessibilidade. Planejamos os quatro anos de gestão para trazer investimentos e qualidade de vida”, afirmou.

Tecnologia e inovação também ganham destaque nesta edição. O Fit Cataratas abriga a 14ª edição do Hackatour Cataratas, maratona de programação voltada a soluções para o Turismo, e apresenta startups selecionadas por edital. A proposta vencedora foi o projeto Waypoint, idealizado por três estudantes paranaenses, que combina segurança e monitoramento de visitantes em áreas remotas, por meio de pulseiras conectadas a transmissores de longo alcance, operando sem internet.

A inclusão é outro diferencial do festival, que oferece recursos como abafadores para pessoas com sensibilidade auditiva, fones com audiodescrição para visitantes com deficiência visual e espaços adaptados. “Queremos que todos se sintam acolhidos”, destacou Paulo Angeli, CEO do Fit Cataratas.

Na fala de Heitor Kadri, diretor geral da Onu Turismo no Brasil, o tom foi de compromisso com o setor. “Estamos em uma missão contínua de trazer o melhor do mundo para o Brasil e as Américas. Este evento é um marco e um exemplo de como o turismo pode ser agente de transformação.”

Além disso, o festival lançou uma nova marca desenvolvida por Mayara Angeli, que reflete os pilares de inovação, conexão e sustentabilidade. “Curvas que fluem como as Cataratas, caminhos que se cruzam e o tucano no centro, celebrando 20 anos de histórias que transformam pessoas e destinos”, explicou o CEO, resumindo a concepção da identidade visual.

Com eventos paralelos, fóruns, simpósios e oficinas, o Fit Cataratas reafirma seu papel como plataforma estratégica para o Turismo do futuro. A programação segue até sexta-feira (6), no Rafain Palace Hotel & Convention.

Compromissos firmados

Durante a solenidade, foi firmado um importante compromisso em prol da proteção de crianças e adolescentes nos destinos turísticos brasileiros, com a assinatura da Carta de Apoio ao movimento nacional “Turismo que Protege”. A iniciativa visa fortalecer o Código de Conduta Brasil e promover uma articulação permanente para garantir uma infância e adolescência livres de violência.

Na cerimônia de abertura, a secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, ressaltou que o movimento marca “um novo momento de responsabilidade e ação efetiva” no setor. Lopes frisou que a exploração sexual de crianças e adolescentes “é uma chaga que macula o potencial transformador do turismo e exige vigilância e compromisso permanentes”.

O documento foi assinado pelas seguintes autoridades: Ana Carla Lopes, secretária executiva do Ministério do Turismo; Paulo Angeli, CEO do Fit Cataratas; Irineu Mário Colombo e Yuri Benites, diretores do Itaipu Parquetec; Pablo Morbis, CEO do Grupo Cataratas e presidente do Sindepat; e Jaime Mendes, presidente do Visit Iguassu.

Na área da educação, ocorreu a formalização do acordo de cooperação para o Mestrado Interinstitucional (Minter) em Turismo. A parceria estratégica foi firmada entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Itaipu Parquetec e a Itaipu Binacional.

A iniciativa tem como objetivo promover a qualificação e o aprimoramento técnico-científico dos profissionais, fortalecendo a gestão, a inovação e o desenvolvimento sustentável do turismo. A assinatura contou com a presença de representantes da Itaipu, Itaipu Parquetec, Ministério do Turismo e do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Turismo da UFRN, Ricardo Lanzarini.

Assinatura da iniciativa Turismo que Protege durante abertura da 20ª edição do Fit Cataratas. Crédito: Kamilla Alves/Brasilturis
Assinatura da iniciativa Turismo que Protege durante abertura da 20ª edição do Fit Cataratas. Crédito: Kamilla Alves/Brasilturis

O Brasilturis viaja a convite do Visit Iguassu e Fit Cataratas, com proteção Affinity Seguro Viagens.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Aviva promove Incasa com experiência gastronômica...

Evento da Aviva reuniu 40 agentes de viagens no Jamile Restaurante para promover serviço personalizado do Incasa Private Residence Club

Aviva investe R$ 1,2 bilhão em...

Com foco no segmento upscale, empresa amplia renovação de hotéis em Rio Quente e Costa do Sauípe e lança o InCanto Residence Club

Justiça extingue processo contra o Hurb...

Sem conseguir citar o presidente do Hurb e sem encontrar bens da empresa para penhora, juiz encerra cumprimento de sentença por danos morais em Minas Gerais

Aviva apresenta InCasa Private, seu primeiro...

Com estrutura exclusiva, foco em experiências personalizadas e operação em soft opening, InCasa Private Residence Club marca entrada da Aviva no segmento de alto padrão

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS