BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

Fit Cataratas celebra 20 anos com programação robusta em Foz do Iguaçu

Rebatizado como Fit Cataratas, evento amplia foco em negócios, sustentabilidade, inovação e acessibilidade

Foz do Iguaçu (PR) – O Festival das Cataratas, agora oficialmente rebatizado como Fit Cataratas, iniciou sua 20ª edição nesta quarta-feira (4), em Foz do Iguaçu (PR), com uma cerimônia que destacou a transformação do evento ao longo das últimas duas décadas. A abertura, marcada por discursos de autoridades locais, estaduais e nacionais, também celebrou a nova identidade visual do festival, simbolizada por um tucano, figura que representa alegria, biodiversidade e pertencimento.

Ao longo dos anos, o festival consolidou-se como um dos principais pontos de encontro para o trade turístico na América Latina. Em 2025, o evento conta com ampla programação: Feira de Turismo e Negócios, o 19º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu – considerado o maior evento técnico-científico de turismo do Brasil –, rodada de negócios do Sebrae Paraná, Salão MICE Cataratas, Mostra de Turismo Sustentável e o Salão do Vinho Argentino, entre outros.

“Este festival é o Oscar do turismo brasileiro”, declarou Leonaldo Paranhos, secretário estadual de Turismo do Paraná. Ele também aproveitou a ocasião para homenagear o vice-governador Darci Piana, destacando sua trajetória de décadas em defesa do setor. “Agora temos uma secretaria, orçamento e programas estruturados, graças à sua visão e perseverança.”

Durante a cerimônia, o prefeito de Foz do Iguaçu, Joaquim Silva e Luna, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou os investimentos em infraestrutura para fortalecer o turismo local. “Temos um projeto ambicioso para transformar Foz em uma cidade voltada para os rios que a cercam, com mais segurança, iluminação e acessibilidade. Planejamos os quatro anos de gestão para trazer investimentos e qualidade de vida”, afirmou.

Tecnologia e inovação também ganham destaque nesta edição. O Fit Cataratas abriga a 14ª edição do Hackatour Cataratas, maratona de programação voltada a soluções para o Turismo, e apresenta startups selecionadas por edital. A proposta vencedora foi o projeto Waypoint, idealizado por três estudantes paranaenses, que combina segurança e monitoramento de visitantes em áreas remotas, por meio de pulseiras conectadas a transmissores de longo alcance, operando sem internet.

A inclusão é outro diferencial do festival, que oferece recursos como abafadores para pessoas com sensibilidade auditiva, fones com audiodescrição para visitantes com deficiência visual e espaços adaptados. “Queremos que todos se sintam acolhidos”, destacou Paulo Angeli, CEO do Fit Cataratas.

Na fala de Heitor Kadri, diretor geral da Onu Turismo no Brasil, o tom foi de compromisso com o setor. “Estamos em uma missão contínua de trazer o melhor do mundo para o Brasil e as Américas. Este evento é um marco e um exemplo de como o turismo pode ser agente de transformação.”

Além disso, o festival lançou uma nova marca desenvolvida por Mayara Angeli, que reflete os pilares de inovação, conexão e sustentabilidade. “Curvas que fluem como as Cataratas, caminhos que se cruzam e o tucano no centro, celebrando 20 anos de histórias que transformam pessoas e destinos”, explicou o CEO, resumindo a concepção da identidade visual.

Com eventos paralelos, fóruns, simpósios e oficinas, o Fit Cataratas reafirma seu papel como plataforma estratégica para o Turismo do futuro. A programação segue até sexta-feira (6), no Rafain Palace Hotel & Convention.

Compromissos firmados

Durante a solenidade, foi firmado um importante compromisso em prol da proteção de crianças e adolescentes nos destinos turísticos brasileiros, com a assinatura da Carta de Apoio ao movimento nacional “Turismo que Protege”. A iniciativa visa fortalecer o Código de Conduta Brasil e promover uma articulação permanente para garantir uma infância e adolescência livres de violência.

Na cerimônia de abertura, a secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, ressaltou que o movimento marca “um novo momento de responsabilidade e ação efetiva” no setor. Lopes frisou que a exploração sexual de crianças e adolescentes “é uma chaga que macula o potencial transformador do turismo e exige vigilância e compromisso permanentes”.

O documento foi assinado pelas seguintes autoridades: Ana Carla Lopes, secretária executiva do Ministério do Turismo; Paulo Angeli, CEO do Fit Cataratas; Irineu Mário Colombo e Yuri Benites, diretores do Itaipu Parquetec; Pablo Morbis, CEO do Grupo Cataratas e presidente do Sindepat; e Jaime Mendes, presidente do Visit Iguassu.

Na área da educação, ocorreu a formalização do acordo de cooperação para o Mestrado Interinstitucional (Minter) em Turismo. A parceria estratégica foi firmada entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Itaipu Parquetec e a Itaipu Binacional.

A iniciativa tem como objetivo promover a qualificação e o aprimoramento técnico-científico dos profissionais, fortalecendo a gestão, a inovação e o desenvolvimento sustentável do turismo. A assinatura contou com a presença de representantes da Itaipu, Itaipu Parquetec, Ministério do Turismo e do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Turismo da UFRN, Ricardo Lanzarini.

Assinatura da iniciativa Turismo que Protege durante abertura da 20ª edição do Fit Cataratas. Crédito: Kamilla Alves/Brasilturis
Assinatura da iniciativa Turismo que Protege durante abertura da 20ª edição do Fit Cataratas. Crédito: Kamilla Alves/Brasilturis

O Brasilturis viaja a convite do Visit Iguassu e Fit Cataratas, com proteção Affinity Seguro Viagens.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Entre pinheiros, sabores e silêncios

Campos do Jordão reposiciona sua imagem, rompe a sazonalidade e se firma como destino de quatro estações com experiências culturais, naturais, gastronômicas e de luxo

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Ataque ao Irã: milhares de voos...

Espaço aéreo sobre Israel, Irã, Iraque e Jordânia foi fechado; passageiros enfrentam atrasos, redirecionamentos e incerteza quanto à retomada dos serviços

Indonésia eleva alerta para máximo após...

Coluna de cinzas atinge 10 mil metros de altura na ilha de Flores; autoridades recomendam evacuação em área de risco

Israel fecha embaixada em Brasília e...

Decisão ocorre em meio à escalada de tensão entre os dois países; não há previsão para reabertura das unidades diplomáticas

NEWSLETTER

    AGENDA

    IPW

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS