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Sebrae/MT foca em micro e pequenas empresas durante a FIT Pantanal

Sebrae/MT impulsiona o turismo regional durante a FIT Pantanal com apoio a micro e pequenas empresas, rodadas de negócios e valorização de produtos locais

Cuiabá/MT – Durante a Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal), realizada em Mato Grosso a partir desta quinta-feira (5), o Sebrae/MT reforçou seu papel estratégico no fortalecimento da economia local por meio do incentivo ao Turismo e ao empreendedorismo regional. Presente há anos no evento, a instituição destacou ações voltadas à estruturação de produtos turísticos, apoio à governança e promoção de negócios, sempre com foco nas micro e pequenas empresas.

“A gente entendeu que o Turismo é um setor que pode impulsionar nossa economia”, afirma Denise Pimpim, gerente de Competitividade do Sebrae/MT. Segundo a executiva, o trabalho da instituição vai além do apoio pontual aos empreendedores. Envolve, sobretudo, o fortalecimento de governanças regionais, conectando empresários, entidades e influenciadores em prol do desenvolvimento do setor turístico mato-grossense.

Na FIT Pantanal, o Sebrae tem sido parceiro ativo, ao lado da Fecomércio e do Governo do Estado, promovendo ações concretas para dar visibilidade a produtos e roteiros turísticos formatados com o apoio da entidade. “Hoje temos 85 produtos prontos para divulgação, muitos deles apresentados aqui na feira e também na nossa plataforma Turistando em Mato Grosso, que serve como vitrine para o mercado nacional e internacional”, explica.

Entre as principais ações, o destaque vai para as rodadas de negócios com foco estadual, nacional e internacional. A estratégia visa aproximar operadores de diferentes regiões do Brasil e de outros países dos empreendimentos locais. “Já levantamos uma prospecção de negócios superior a R$ 30 milhões para os próximos meses. Isso mostra como o Sebrae pode abrir portas que, sozinhos, os pequenos empresários talvez não conseguissem acessar”, celebra Denise.

O trabalho com comunidades indígenas e com produtos ligados ao etnoturismo também ganha visibilidade na feira, refletindo o esforço do Sebrae em diversificar e valorizar a oferta turística regional. “É uma forma de mostrar ao Brasil e ao mundo a riqueza cultural do Mato Grosso, com produtos formatados, com identidade e prontos para comercialização”, aponta a gerente.

Além do apoio à promoção e à comercialização, o Sebrae atua na base dos negócios, oferecendo consultorias e capacitações em gestão, precificação e canais de venda. Um exemplo prático é o apoio dado a pequenos produtores, como os do segmento de laticínios. “Ajudamos negócios como o Pé de Queijo e outros a melhorar a qualidade do produto, conquistar certificações estaduais e nacionais e se preparar para novos mercados”, afirma Denise.

Como parte desse movimento, a entidade promoveu, em 2024, o primeiro Concurso de Queijos de Mato Grosso. A próxima edição está prevista para outubro. A iniciativa, segundo Denise, estimula a qualificação dos produtores e gera visibilidade para os negócios. “A classificação nas categorias ouro, prata e bronze valoriza os empreendedores e ajuda na divulgação dos produtos. Afinal, quem ganha esse reconhecimento passa a ser visto de outra forma pelo mercado”, conclui.

A reportagem do Brasilturis viajou a convite do Sebrae/MT

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Felipe Lima
Felipe Lima
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