BRL - Moeda brasileira
EUR
6,33
USD
5,43
Felipe Lima
Felipe Lima
Chefe de Redação - E-mail: felipe@brasilturis.com.br

Sebrae/MT aposta em etnoturismo e cria 20 novos produtos turísticos

Sebrae/MT reforça o apoio ao Turismo com foco no etnoturismo, criação de 20 novos produtos e rotas que valorizam pequenos negócios

Cuiabá/MT – O Sebrae Mato Grosso intensificou suas ações voltadas ao Turismo e atualmente já soma 70 rotas mapeadas no estado. A entidade, que tem trabalhado com a valorização dos pequenos negócios em diferentes cadeias produtivas, está agora reforçando o investimento no etnoturismo como parte de sua estratégia de diversificação e desenvolvimento territorial. A novidade foi apresentada durante a 32ª edição da feira em que o Sebrae participa com foco em conexões e fortalecimento de negócios locais.

Segundo Lélia Brun, diretora superintendente do Sebrae/MT, a recente formalização do compromisso com o segemnto representa mais do que um passo estratégico; trata-se de um símbolo da integração entre cultura, natureza e empreendedorismo. “É gratificante porque é um encontro de culturas, um respeito à natureza e um reconhecimento do valor dos pequenos negócios. O cliente percebe isso e valoriza o trabalho feito”, destaca.

Além do foco atual no etnoturismo, que promove experiências com base na cultura indígena e nas tradições locais, o Sebrae também está desenvolvendo novas rotas ligadas ao afroturismo e ao agroturismo, dentro de um conceito de integração de origens. “Estamos unindo diferentes vertentes culturais com oportunidades reais de geração de renda e sustentabilidade para pequenos empreendedores”, explicou Brun.

Durante o evento, a dirigente também enfatizou o papel da feira como espaço de troca e fortalecimento de vínculos. “É um encontro de gerações e culturas, onde os pequenos negócios ganham visibilidade. Basta olhar para o brilho nos olhos dos produtores da agricultura familiar. Cada produto é feito com carinho e representa uma expectativa real de valorização por parte do visitante”, pontua.

O Sebrae/MT tem adotado uma série de estratégias para impulsionar o turismo regional, como capacitações, rodadas de negócios, eventos temáticos e disseminação de tecnologias para os empreendedores. Hoje, cerca de 52 empresas já estão mapeadas e recebem apoio direto da instituição. “Estamos construindo 20 novos produtos turísticos e consolidando roteiros que contribuem para a credibilidade do Turismo mato-grossense”, complementa.

A expectativa é que essas ações contribuam não apenas para fortalecer o setor, mas para posicionar o estado como um destino plural e atrativo. “Mato Grosso é conhecido pelo agronegócio, mas o Turismo tem um papel essencial no fortalecimento dos pequenos negócios. E é aí que entra o Sebrae, criando soluções, estimulando conexões e apostando no potencial do nosso estado”, finaliza Brun.

A reportagem do Brasilturis viajou a convite do Sebrae/MT

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

França passa a aceitar Pix de...

Pagamento em reais, com conversão automática para euros, é liberado em lojas populares da capital e já inclui opção de parcelamento

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

CPTM abre vendas do Expresso Turístico...

Serão nove saídas em três finais de semana e no feriado com destaque para o roteiro até Paranapiacaba

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS