BRL - Moeda brasileira
EUR
6,63
USD
5,83

Mato Grosso do Sul aposta em rotas inclusivas para fortalecer posicionamento no Brasil

São Paulo (SP) – Durante a WTM Latin America 2025, o presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Bruno Wendling, anunciou uma série de iniciativas que reforçam o posicionamento do estado como um destino que alia ecoturismo à inclusão e à sustentabilidade. Entre os destaques, está o lançamento do Circuito Kaô Korumbá de Xangô, projeto focado na valorização da cultura afro-brasileira e na religiosidade local.

“É um baita resgate, que começa na mão de uma pessoa, a Tainá, criadora da Bela Oyá Pantanal, agência de afroturismo. Ela já vinha trabalhando com o Banho de São João e agora aprofunda o diálogo com as matrizes africanas da região”, explicou Wendling. Segundo ele, a ação reforça a identidade do território pantaneiro e alinha-se às estratégias de promoção internacional da Embratur.

Além do circuito, o estado também lançou o Guia de Afroturismo de Mato Grosso do Sul durante o Prêmio de Afroturismo, evento do qual foi patrocinador. “Estamos reafirmando nosso compromisso com a pauta da inclusão e dando voz a quem é de direito. É também uma forma de reparação”, completou.

Foco no turismo internacional e eventos segmentados

No campo do ecoturismo, carro-chefe da região, Wendling destacou a realização do Adventure Elevate Latin America, promovido pela Adventure Travel Trade Association (ATTA), que acontecerá em breve com a participação de 250 operadores e imprensa internacional. O evento incluirá pré-tours em seis roteiros formatados especialmente para o público internacional.

“Durante o evento teremos o marketplace, com as nossas agências, atrativos e hotelaria se conectando diretamente com os buyers internacionais. E seguimos investindo nos eventos segmentados, como o Remote, voltado para o mercado high-end, e ações nos Estados Unidos, onde já temos uma representação contínua”, destacou.

Em 2025, o Pantanal será o destaque da Galeria Vitrine Brasil, em Nova York, ação da Embratur que deve incluir o lançamento de novidades do bioma. “Há uma crescente demanda de operadores que estão nos procurando para realizar conferências e convenções no estado. É fruto do nosso trabalho de posicionamento”, reforçou Wendling.

Rotas da diversidade e sustentabilidade

O Mato Grosso do Sul é o único destino presente na WTM com cinco rotas da diversidade: afroturismo, turismo LGBTQIA+, turismo acessível, turismo de base comunitária e turismo 60+. Segundo Wendling, essas rotas evidenciam o compromisso do estado com a inclusão. “Também resgatamos a certificação de produto carbono neutro, com empresas e startups desenvolvendo soluções para os nossos eixos estratégicos”, disse.

Desempenho em 2024

Em relação ao desempenho do turismo em 2024, Wendling avaliou como positivo, apesar de uma leve queda em comparação a 2023 — considerado o melhor ano da história. “Tivemos quatro feriados nacionais a menos, o que impactou o fluxo. Ainda assim, foi um bom ano”, afirmou.

Bonito registrou cerca de 300 mil turistas, com 90% do público vindo do Brasil. Já o Pantanal se destacou com mais de 20 mil pescadores esportivos, movimentando cerca de R$ 130 milhões apenas em Corumbá. O turismo internacional cresceu, especialmente nas regiões pantaneiras, com destaque para visitantes dos Estados Unidos e países da Europa.

“Nosso foco não é só crescer em volume, mas qualificar a experiência, aumentar o ticket médio e atrair o público certo, sem desconfigurar a proposta do destino. Esse é o caminho para uma sustentabilidade real”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Peru reforça turismo de fronteira com...

a:51:{i:0;O:8:"stdClass":7:{s:2:"id";i:623804;s:5:"title";O:8:"stdClass":1:{s:8:"rendered";s:72:"Fullwidth, vertically aligned headline on right with description on...

MSC Cruzeiros abre vendas para temporada...

Durante a cerimônia de encerramento da temporada 2024/2025, a...

MSC projeta novo itinerário no litoral...

A MSC Cruzeiros tem novos planos traçados temporada 2025/2026:...

Destinos brasileiros disputam Green Destinations Stories...

Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo...

Cruzeiros de expedição contemplam destinos e...

Durante a primeira edição do Cruise360 Brasil, promovido pela...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS