BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

Mato Grosso do Sul recebe novos voos da Azul e lança festivais

Durante a WTM Latin America, Bruno Wendling apresentou a programação dos festivais de Bonito e Corumbá e anunciou voos diretos da Azul

O Mato Grosso do Sul está determinado a transformar cultura em vetor de atração turística. Durante a WTM Latin America 2025, Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo do Estado (Fundtur-MS), apresentou ao Brasilturis a nova estratégia de promoção do destino, unindo os principais festivais culturais ao lançamento de voos diretos da Azul para Bonito e Corumbá, duas das cidades mais icônicas do estado.

“Este ano, não lançamos apenas o Festival de Inverno de Bonito. Lançamos os Festivais do Mato Grosso do Sul como um selo cultural”, destacou Wendling, apontando a força da arte, música e gastronomia da região. O foco é transformar eventos já consolidados em ferramentas estratégicas de geração de fluxo turístico. A iniciativa inclui quatro grandes celebrações: Festival América do Sul, Festival de Inverno de Bonito, Bonito CineSul (de cinema sul-americano) e o São João de Corumbá.

Corumbá, tida como o berço cultural do estado, sedia de 15 a 18 de maio o Festival América do Sul. A programação contará com Alcione, Pixote, Xamã, Dudu do Cavaco e a Orquestra América do Sul, que reúne músicos de diversos países do continente. Outro destaque é a participação do Buena Vista Social Club, com integrantes de Cuba e da Argentina.

Já Bonito receberá o tradicional Festival de Inverno entre 20 e 24 de agosto. Elba Ramalho com Maestro Spok abrem o evento, seguidos por nomes como Titãs, Samuel Rosa, Jorge Aragão e Guilherme & Santiago. Segundo Wendling, “são eventos multiculturais que englobam 17 áreas da cultura e valorizam também a gastronomia regional”.

Para facilitar o acesso aos destinos, a Azul lançou voos diretos de Campinas para Bonito e Corumbá, substituindo o antigo modelo circular. “Nosso foco não é só criar demanda, mas atender com qualidade quem já chega ao estado. Só a pesca esportiva em Corumbá movimenta 20 mil turistas por ano, gerando até R$ 200 milhões”, ressaltou o dirigente.

Os voos terão frequências de três a quatro vezes por semana, conectando diretamente os turistas a destinos de ecoturismo, cultura e aventura. Além disso, a região investe na diversificação de produtos com iniciativas como cruzeiros ecológicos, afroturismo, trilhas de longo curso na Serra do Amolar e o turismo de base comunitária.

Com apoio do governo estadual e prefeituras locais, os festivais são uma vitrine para a cultura sul-mato-grossense e uma ferramenta de desenvolvimento econômico. “A cultura fomenta a economia local. É investimento alto, mas com grande retorno para o turismo e para a população”, concluiu Wendling.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Gol lança campanha com IA para...

Nova campanha destaca pioneirismo da Gol e implementa busca inteligente por destinos no site com base em preferências do cliente

Abav-SP | Aviesp estreia projeto Brasil...

Iniciativa Brasil Recebe busca fortalecer o turismo receptivo com apoio da Setur-SP e deve se expandir a outros estados.

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Justiça penhora site do Hurb por...

Decisão da 5ª Vara Cível de Franca visa garantir pagamento de indenização após descumprimento de contrato com consumidor

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS