BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Brasil será país homenageado no S. Pellegrino Sapori Ticino 2025, na Suíça

Festival gastronômico acontece entre setembro e novembro em Lugano, sul do país europeu, com jantares assinados por seis chefs brasileiros reconhecidos internacionalmente

São Paulo (SP) – O Consulado da Suíça em São Paulo foi palco, nesta terça-feira (10), do anúncio oficial da participação brasileira como país convidado da próxima edição do festival S. Pellegrino Sapori Ticino, um dos eventos gastronômicos mais prestigiados da Europa. A edição 2025 acontecerá entre setembro e novembro na cidade de Lugano, região de Ticino, no sul da Suíça.

Durante os jantares do festival, seis chefs brasileiros com reconhecimento internacional assinarão menus exclusivos. Estão confirmados: Ivan Ralston (Tuju, SP), Luiz Filipe Souza (Evvai, SP), Rafa Costa e Silva (Lasai, RJ), Alberto Landgraf (Oteque, RJ), Manu Buffara (Manu, PR) e Thiago Castanho (Sororoca, SP / Puba, PA).

Segundo Pierre Hagmann, cônsul-geral da Suíça em São Paulo, “estamos realmente honrados que este prestigioso festival, com 18 anos de história e mais de 500 estrelas Michelin, tenha escolhido o Brasil como país parceiro para 2025. Vai levar para a Suíça a maravilhosa gastronomia estrelada do Brasil”.

O evento também foi uma oportunidade para estreitar laços entre os dois países por meio da gastronomia e do turismo. Fabien Clerc, diretor do Turismo da Suíça no Brasil, ressaltou a diversidade de convidados presentes, incluindo operadoras, agências e influenciadores, e destacou os resultados positivos da promoção turística: “O ano passado tivemos um crescimento de quase 24%, e neste ano já estamos com quase 20% a mais de brasileiros na Suíça”.

Público acompanhou vídeo sobre o festival. Foto: Rafael Destro/Brasilturis

A estratégia da Suíça é expandir o fluxo turístico brasileiro para além do inverno e dos destinos mais conhecidos. “A Suíça tem quatro suíças diferentes em quatro estações. Tentamos também mostrar lugares menos visitados, como o Ticino”, explicou Clerc. “Temos a campanha Travel Better, para preservar os recursos e promover experiências sustentáveis”.

Durante o jantar, foram servidos vinhos Merlot da Suíça e do Brasil, criando um elo simbólico. “Hoje temos a sorte de ter dois Merlots: da Suíça e do Brasil. Isso é um símbolo muito forte da amizade e das pontes entre os dois países”, disse Clerc. Ele também destacou que, embora a produção de vinho suíço seja pequena, há mais de 1.500 produtores no país.

Bruno Tenório, representante da região de Lugano no Brasil, contextualizou o festival e a escolha brasileira. “É a primeira vez que esse festival sai da Europa. Cada ano tem um país homenageado, e agora é o Brasil. Estivemos rodando várias cidades brasileiras para conhecer ingredientes e voltar com um menu pronto”.

Bruno Tenório é o representante da cidade onde vai acontecer o festival. Foto: Rafael Destro/Brasilturis

Dany Stauffacher, fundador e CEO do festival S. Pellegrino Sapori Ticino, celebrou o intercâmbio com entusiasmo. “A escola de um destino é a sua gastronomia. Nada nos conecta tanto a um lugar quanto a sua culinária. Desde a primeira edição, nosso objetivo é reunir todos os atores do turismo para promover nosso território”, afirmou.

Ele ainda destacou que o festival será uma grande vitrine para os brasileiros na Suíça e que o objetivo é, futuramente, trazer o evento também ao Brasil. “Foi uma experiência inesquecível conhecer o território brasileiro nas últimas semanas. E agora esperamos os chefs na Suíça, onde terão a oportunidade de conhecer nossa gastronomia, nossos vinhos e nossa paisagem”.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Alerta de tsunami afeta acesso ao...

Fechamento da Costa Verde complica mobilidade na capital peruana; passageiros devem buscar rotas alternativas

França passa a aceitar Pix de...

Pagamento em reais, com conversão automática para euros, é liberado em lojas populares da capital e já inclui opção de parcelamento

Terremoto de magnitude 8.8 atinge Kamchatka...

Destinos turísticos foram evacuados após tremor no Pacífico; impacto varia conforme a infraestrutura e confiança em sistemas de alerta

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS