BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

Brasil será país homenageado no S. Pellegrino Sapori Ticino 2025, na Suíça

Festival gastronômico acontece entre setembro e novembro em Lugano, sul do país europeu, com jantares assinados por seis chefs brasileiros reconhecidos internacionalmente

São Paulo (SP) – O Consulado da Suíça em São Paulo foi palco, nesta terça-feira (10), do anúncio oficial da participação brasileira como país convidado da próxima edição do festival S. Pellegrino Sapori Ticino, um dos eventos gastronômicos mais prestigiados da Europa. A edição 2025 acontecerá entre setembro e novembro na cidade de Lugano, região de Ticino, no sul da Suíça.

Durante os jantares do festival, seis chefs brasileiros com reconhecimento internacional assinarão menus exclusivos. Estão confirmados: Ivan Ralston (Tuju, SP), Luiz Filipe Souza (Evvai, SP), Rafa Costa e Silva (Lasai, RJ), Alberto Landgraf (Oteque, RJ), Manu Buffara (Manu, PR) e Thiago Castanho (Sororoca, SP / Puba, PA).

Segundo Pierre Hagmann, cônsul-geral da Suíça em São Paulo, “estamos realmente honrados que este prestigioso festival, com 18 anos de história e mais de 500 estrelas Michelin, tenha escolhido o Brasil como país parceiro para 2025. Vai levar para a Suíça a maravilhosa gastronomia estrelada do Brasil”.

O evento também foi uma oportunidade para estreitar laços entre os dois países por meio da gastronomia e do turismo. Fabien Clerc, diretor do Turismo da Suíça no Brasil, ressaltou a diversidade de convidados presentes, incluindo operadoras, agências e influenciadores, e destacou os resultados positivos da promoção turística: “O ano passado tivemos um crescimento de quase 24%, e neste ano já estamos com quase 20% a mais de brasileiros na Suíça”.

Público acompanhou vídeo sobre o festival. Foto: Rafael Destro/Brasilturis

A estratégia da Suíça é expandir o fluxo turístico brasileiro para além do inverno e dos destinos mais conhecidos. “A Suíça tem quatro suíças diferentes em quatro estações. Tentamos também mostrar lugares menos visitados, como o Ticino”, explicou Clerc. “Temos a campanha Travel Better, para preservar os recursos e promover experiências sustentáveis”.

Durante o jantar, foram servidos vinhos Merlot da Suíça e do Brasil, criando um elo simbólico. “Hoje temos a sorte de ter dois Merlots: da Suíça e do Brasil. Isso é um símbolo muito forte da amizade e das pontes entre os dois países”, disse Clerc. Ele também destacou que, embora a produção de vinho suíço seja pequena, há mais de 1.500 produtores no país.

Bruno Tenório, representante da região de Lugano no Brasil, contextualizou o festival e a escolha brasileira. “É a primeira vez que esse festival sai da Europa. Cada ano tem um país homenageado, e agora é o Brasil. Estivemos rodando várias cidades brasileiras para conhecer ingredientes e voltar com um menu pronto”.

Bruno Tenório é o representante da cidade onde vai acontecer o festival. Foto: Rafael Destro/Brasilturis

Dany Stauffacher, fundador e CEO do festival S. Pellegrino Sapori Ticino, celebrou o intercâmbio com entusiasmo. “A escola de um destino é a sua gastronomia. Nada nos conecta tanto a um lugar quanto a sua culinária. Desde a primeira edição, nosso objetivo é reunir todos os atores do turismo para promover nosso território”, afirmou.

Ele ainda destacou que o festival será uma grande vitrine para os brasileiros na Suíça e que o objetivo é, futuramente, trazer o evento também ao Brasil. “Foi uma experiência inesquecível conhecer o território brasileiro nas últimas semanas. E agora esperamos os chefs na Suíça, onde terão a oportunidade de conhecer nossa gastronomia, nossos vinhos e nossa paisagem”.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Entre pinheiros, sabores e silêncios

Campos do Jordão reposiciona sua imagem, rompe a sazonalidade e se firma como destino de quatro estações com experiências culturais, naturais, gastronômicas e de luxo

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Ataque ao Irã: milhares de voos...

Espaço aéreo sobre Israel, Irã, Iraque e Jordânia foi fechado; passageiros enfrentam atrasos, redirecionamentos e incerteza quanto à retomada dos serviços

Indonésia eleva alerta para máximo após...

Coluna de cinzas atinge 10 mil metros de altura na ilha de Flores; autoridades recomendam evacuação em área de risco

Justiça penhora site do Hurb por...

Decisão da 5ª Vara Cível de Franca visa garantir pagamento de indenização após descumprimento de contrato com consumidor

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS