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Parceiros que decolam

Evento Top 10 premia agências, operadoras e consolidadoras em São Paulo e marca nova fase da companhia, que amplia voos, frota e destinos a partir do hub de Roma

A terceira edição da premiação Ita Airways Top 10 encerrou o mês de abril. Realizada pela companhia com o objetivo de reconhecer os principais parceiros no Brasil – incluindo agências de viagens, operadoras de Turismo e consolidadoras –, a cerimônia reuniu importantes profissionais do trade turístico. 

Liderado por Andrea Taddei, Country Manager para o Brasil e a Argentina, e Murilo Cassino, diretor comercial da Ita Airways, o evento destacou a relevância do mercado brasileiro para a companhia e reforçou a importância das parcerias estratégicas para o crescimento da operação no país.

A Ita Airways, uma empresa jovem no cenário global, tem no Brasil um de seus mercados mais estratégicos fora da Itália. Taddei enfatiza a relevância do mercado brasileiro. “Depois dos Estados Unidos, o Brasil é o mercado mais importante para a Ita fora da Itália. Nossa matriz está mirando muito o Brasil como oportunidade, não apenas no presente, mas também para o futuro”, declara.  

Essa visão reflete-se na operação atual da companhia, que oferece dois voos diários entre São Paulo (GRU) e Roma (FCO) e um voo diário conectando o Rio de Janeiro (GIG) à capital italiana.

Além das rotas diretas, a Ita Airways ampliou sua capilaridade no Brasil por meio de acordos de codeshare com companhias locais, como Azul, Latam e Gol. Esses acordos permitem à empresa atender passageiros de diversas regiões do país, indo além das capitais São Paulo e Rio de Janeiro. 

“Sabemos que o Brasil não é apenas São Paulo e Rio. Temos passageiros em Belo Horizonte, Vitória, Curitiba, Porto Alegre e tantas outras cidades. Por isso, trabalhamos para oferecer cobertura em todo o território”, destacou Taddei.

A estratégia da companhia também passa por diversificar sua oferta de destinos. Além de Roma, a Ita opera voos para diversas cidades na Europa, norte da África e Ásia, incluindo destinos como Dubai, Delhi, Bangkok, Cairo e Tunis. 

“Nosso objetivo é vender todo o network da companhia. Não é apenas Roma, mas todos os destinos que operamos. Queremos ser o mais competitivos possível”, afirmou Taddei, reforçando a ambição da Ita de se posicionar como uma companhia global.

O papel das agências de viagens

Um dos pilares do sucesso da Ita Airways no Brasil é a parceria B2B. Durante o evento, Cassino destacou que cerca de 80% das vendas da companhia no País são realizadas por esses parceiros. “Sem as agências de viagens, não somos nada. O trabalho que elas fazem é essencial, e reconhecemos o esforço em um mercado altamente competitivo”, afirmou.

Essa parceria com as agências reflete a dinâmica do mercado brasileiro, onde o canal de vendas online, embora crescente, ainda não supera a força do atendimento personalizado. Cassino complementou: “Na Alemanha ou na França, a venda direta pela web pode ser mais forte, mas no Brasil, o agente de viagens é indispensável. Por isso, estamos aqui para agradecê-los e buscar novas oportunidades de negócios em conjunto.”

A Ita Airways também reconhece a concorrência acirrada no mercado brasileiro, onde outras companhias aéreas também buscam expandir sua presença. “O Brasil é importante não só para a Ita, mas para muitas empresas. A Itália, em particular, é um dos destinos mais desejados pelos brasileiros, e estamos honrados em representar esse país”, disse Cassino. Para se destacar, a companhia aposta em inovação, como a oferta de condições especiais para grupos esportivos e a modernização de sua frota.

Frota moderna e conexões eficientes

Durante a premiação, Cassino apresentou as novidades da Ita Airways, com destaque para o crescimento de sua frota. “Há três anos, tínhamos 32 aeronaves. Hoje, chegamos a cem, todas novas, vindas diretamente da fábrica da Airbus em Toulouse”, revelou. Essa expansão reflete o compromisso da companhia com a eficiência operacional e o conforto dos passageiros.

No Brasil, os voos são operados por aeronaves modernas, como o Airbus A350 (no voo diurno de São Paulo) e o Airbus A330neo (no voo noturno de São Paulo e no voo diário do Rio de Janeiro). Todos os equipamentos oferecem quatro classes de serviço: Business, Premium Economy, Comfort Economy e Classe Econômica. 

“Até agosto do ano passado, tínhamos uma diferença em alguns voos que não ofereciam Premium Economy. Hoje, esse problema foi resolvido, garantindo consistência na experiência do passageiro”, explicou Cassino.

Outro diferencial destacado no evento foi a eficiência do Aeroporto de Fiumicino, em Roma, como hub de conexões. Comparado a outros grandes aeroportos europeus, como Barajas (Madri), Heathrow (Londres) ou Charles de Gaulle (Paris), Fiumicino é compacto e permite conexões rápidas, com tempos mínimos de 35 a 45 minutos. “Se você quer chegar a Milão, é mais rápido voar conosco via Roma do que diretamente para Malpensa, devido à facilidade de conexão”, afirmou Cassino.

Além disso, Taddei destacou a facilidade de entrada na Europa via Roma. “Em Roma, o passageiro brasileiro viaja tranquilo. Não há exigências excessivas na imigração, como em outros pontos de entrada. Isso é um diferencial que os agentes podem comunicar aos clientes”, disse, reforçando a posição de Roma como um hub estratégico.

Novidades na malha aérea

A Ita Airways também apresentou sua estratégia para o verão europeu de 2025, com novos destinos e operações sazonais. Além de destinos consagrados como as Ilhas Gregas (Rodos e Tessalônica) e as Ilhas Baleares (Ibiza, Palma de Mallorca e Menorca), a companhia ampliou sua malha para cidades como Munique, Trípoli e Maldivas. 

Com isso, a companhia segue contando com a força do mercado de Turismo brasileiro, que se destaca até mesmo na compra de destinos asiáticos com a Ita. “Bangkok é o nosso queridinho. O Brasil é o maior mercado para Bangkok depois da Itália, o que mostra o potencial do nosso hub em Roma”, revelou Cassino.

Os executivos da companhia reforçaram a mensagem de que a Ita Airways vai além do “clichê” de ser apenas a empresa que conecta o Brasil à Itália. “Somos uma empresa global, com destinos na Europa, Ásia e África. Queremos que os agentes pensem na ITA como uma solução para múltiplos destinos, utilizando Roma como hub”, destacou Cassino.

Impacto do Papa Francisco

O falecimento do Papa Francisco, ocorrido em abril, também impactou o fluxo de negócios da Ita Airways. Como o Brasil é um país de forte tradição católica e o Papa era latino-americano, a demanda por voos para Roma aumentou significativamente. “Nos últimos dias de abril, vimos um aumento expressivo na ocupação, tanto para o funeral quanto para o conclave, que ocorre em 7 de maio”, revelou Taddei.

Na visão do profissional, esse movimento reforça a relevância da Ita Airways em momentos de grande simbolismo religioso, especialmente para o mercado brasileiro. A companhia espera que a procura por voos para Roma permaneça elevada nas semanas seguintes, à medida que fiéis e turistas planejam viagens para acompanhar os eventos no Vaticano.

Reconhecendo a excelência

O ponto alto da noite foi a entrega dos prêmios Ita Airways Top 10, que reconheceu dez parceiros em seis categorias. A escolha dos vencedores considerou critérios como volume de vendas, crescimento, engajamento e fidelidade à Ita Airways.

Cassino explicou a complexidade de definir os premiados: “Como avaliar nossos parceiros? Premiamos apenas os que mais vendem? Ou aqueles com maior crescimento? Criamos categorias para reconhecer diferentes tipos de contribuições, mas todos aqui são representantes do mercado brasileiro que apoia a Ita.”

Os vencedores foram:

  • Agência Varejo: Agência Augustus
  • OTA’s: Decolar
  • Operadoras: CVC e Teresa Perez
  • Corporativo: BeFly e Copastur
  • Prêmio Destaque: Sakura
  • Consolidadoras: Confiança, Rextur e FlyTour

Para Taddei e Cassino, o evento Ita Airways Top 10 não foi apenas uma celebração do passado, mas também uma oportunidade para olhar para o futuro. Com uma frota modernizada, um hub eficiente em Roma e uma malha aérea em expansão, a companhia se vê bem posicionada para crescer no mercado brasileiro. 

“O trabalho feito em 2024 foi excelente, mas isso não garante 2025. Precisamos buscar novas oportunidades e contar com o suporte de nossos parceiros”, afirmou Cassino.

A Ita Airways planeja manter sua operação atual no Brasil – dois voos diários de São Paulo e um do Rio de Janeiro – enquanto explora formas de aumentar sua presença em outras cidades por meio de parcerias com companhias locais. 

Além disso, a companhia continuará investindo em inovação, como a oferta de condições especiais para grupos e a promoção de destinos menos tradicionais, como Bangkok e Dubai.

 

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