Chicago (Illinois) – Fred Dixon, presidente e CEO do Brand USA, destacou o impacto direto do turismo internacional na economia norte-americana. A declaração foi feita nesta segunda-feira (16), durante o IPW 2025, realizado no McCormick Place, em Chicago. Segundo ele, as campanhas globais da entidade geraram, apenas no ano fiscal de 2024, 1,6 milhão de visitantes incrementais, resultando em US$ 5,9 bilhões em gastos e um impacto econômico total de US$ 13 bilhões.
“Incremental é a palavra-chave aqui”, frisou Dixon. “Esses são viajantes que vieram aos Estados Unidos como resultado direto de nossas ações promocionais. E isso gerou cerca de 80 mil empregos de qualidade em nosso país.”
Segundo ele, os visitantes internacionais continuam sendo a força mais lucrativa do setor. “Todos os dias, turistas de fora dos EUA gastam quase US$ 700 milhões aqui. Toda vez que ouço esse número, fico impressionado. É uma lembrança poderosa do valor que esse setor gera — não só nas grandes cidades, mas em comunidades de todos os tamanhos”, declarou.
Desde sua criação, em 2011, o Brand USA já promoveu a vinda de mais de 10 milhões de visitantes incrementais ao país, mesmo considerando o período da pandemia. “Nos últimos 12 anos, nossas campanhas internacionais resultaram em US$ 35 bilhões em gastos diretos e US$ 76 bilhões de impacto econômico acumulado”, afirmou Dixon. “Isso demonstra o retorno substancial que entregamos ano após ano.”
Importância estratégica
Fred Dixon também enfatizou o papel estratégico do turismo no contexto econômico mais amplo dos Estados Unidos. “Estamos falando de uma indústria que representa US$ 2,9 trilhões e sustenta 15 milhões de empregos. O turismo internacional, especialmente, é um canal eficiente de exportação de serviços e de fortalecimento das economias locais”, pontuou.
O executivo ainda ressaltou a mobilização do setor para assegurar o financiamento do da entidade, que enfrentou incertezas nos últimos anos. “O apoio da indústria tem sido extraordinário. Hoje temos um diálogo sem precedentes com todos os níveis de governo, inclusive com a Casa Branca, e isso nos dá confiança de que seguiremos entregando resultados expressivos.”
Ao encerrar sua fala, Dixon reforçou o otimismo com os próximos anos, que incluem uma série de grandes eventos internacionais em solo americano, como a Copa do Mundo FIFA 2026, os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028 e o America 250. “O momento é promissor e o mundo está voltando os olhos para os Estados Unidos. Cabe a nós contar essa história de forma inspiradora e eficaz.”
O Brasilturis participa do IPW 2025 a convite do Brand USA, apoio da Copa Airlines e da Mundi Executive Transport e proteção Affinity Seguro Viagem