BRL - Moeda brasileira
EUR
6,42
USD
5,54
Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

TTWGroup aponta as principais tendências de viagens de luxo para 2025

Experiências multigeracionais, bem-estar, desconexão, turismo feminino e eventos esportivos dominam as escolhas do viajante de alto padrão

O mercado de viagens de luxo segue em expansão e deve crescer cerca de 9% em 2025, segundo levantamento da consultoria Bain & Company em parceria com a Fondazione Altagamma. E essa alta está diretamente ligada a uma mudança no comportamento do consumidor: cada vez mais, as pessoas estão priorizando experiências transformadoras em vez de bens materiais. A partir dessa realidade, o TTWGroup, referência no segmento de viagens de alto padrão, mapeou as principais tendências que irão movimentar o mercado no próximo ano.

1. Viagens multigeracionais

Pela primeira vez na história, uma mesma viagem pode reunir até sete gerações de uma família, desde os integrantes da Geração Silenciosa (nascidos até 1946) até os bebês Beta, que começam a nascer em 2025. Neste modelo, mais do que o destino, o que importa é fortalecer os vínculos familiares.

“São famílias que muitas vezes optam por vilas privativas ou residências, mas que ofereçam padrão de hotelaria. Redes como a One&Only Resorts têm se destacado nesse formato”, explica Eduardo Gaz, CEO do TTWGroup.

2. Desconexão em lugares remotos

Em um mundo hiperconectado, cresce a busca por destinos que ofereçam desconexão total, contato com a natureza e responsabilidade ambiental. Entre os mais procurados estão África, Antártica, Amazônia, Ártico, Islândia, Deserto do Atacama e Patagônia.

“Os lodges de luxo na África são um bom exemplo dessa tendência: localizados em áreas inóspitas, eles oferecem uma imersão na cultura local e na vida selvagem, com conforto e sofisticação, comenta Cacau Sagioro, CCO do TTWGroup.

3. Wonder Women: turismo feminino em alta

O número de mulheres que viajam sozinhas ou em grupos exclusivamente femininos cresce ano após ano. De acordo com dados da Virtuoso, 71% dos viajantes solo são mulheres, sendo que quase metade delas é formada por divorciadas, viúvas ou separadas.

Esse perfil busca experiências que proporcionem autoconhecimento, aventura e conexão com novas culturas, muitas vezes em destinos menos óbvios e com desafios físicos maiores do que costumavam enfrentar.

4. Bem-estar 360º

O conceito de bem-estar foi ampliado e hoje engloba não apenas massagens e alimentação saudável, mas também uma jornada completa de autocuidado físico, mental e espiritual, com foco na longevidade e no equilíbrio. Segundo o Global Wellness Institute, este mercado deve atingir US$ 1,4 trilhão até 2027.

Os viajantes desse nicho buscam experiências como retiros de desintoxicação, terapias holísticas, imersões em meditação, ioga e tratamentos personalizados, que vão além do convencional.

5. Viagens libertadoras

Sair da zona de conforto virou mantra. Entre as experiências mais desejadas estão alugar iates de luxo para explorar regiões remotas, escalar montanhas, cruzar desertos ou viver o Burning Man, festival icônico que acontece no deserto de Black Rock, nos Estados Unidos.

6. Turismo esportivo em ascensão

Além de viagens tradicionais para acompanhar a Fórmula 1 e partidas de futebol, crescem os roteiros voltados a eventos como a Maratona de Nova York, o torneio de tênis Roland Garros (Paris) e o Miami Open, além de competições de esportes em alta como o beach tennis.

“As pessoas não querem apenas assistir. Elas querem participar, viver a experiência esportiva no destino, seja como atletas amadores ou espectadores engajados”, pontua Eduardo Gaz.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Alerta de tsunami no Havaí obriga...

Pride of America e Oceania Regatta partiram antes do previsto; companhias aguardam liberação para resgatar hóspedes

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Embaixada dos EUA alerta brasileiros sobre...

Com o país como principal sede do Mundial, autoridades recomendam que torcedores solicitem visto com antecedência para evitar atrasos

Presidente da Cop30 alerta sobre pressão...

André Corrêa do Lago confirma que diárias até 15 vezes mais caras geram mal-estar e pedidos formais para transferir a Cop30

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS