BRL - Moeda brasileira
EUR
6,32
USD
5,43
Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

Exposição em catedral de Malta homenageia arquiteto visionário Francesco Laparelli

Mostra reúne pela primeira vez em Malta desenhos originais do arquiteto italiano responsável pela concepção de Valletta, além de celebrar seu legado com concerto especial do organista do Vaticano

A Co-Catedral de São João, em Valletta, Malta, abriu na última quinta-feira (20) a exposição Grand Ambitions, que presta homenagem ao arquiteto italiano do século XVI Francesco Laparelli da Cortona, responsável pela concepção urbana da capital maltesa. A mostra, que fica em cartaz até 18 de julho na Ala Caravaggio, é uma rara oportunidade de ver, pela primeira vez em Malta, desenhos originais de Laparelli, incluindo um mapa raro do arquipélago e quatro esboços do projeto urbano de Valletta, gentilmente cedidos pela Accademia Etrusca di Cortona.

O evento de inauguração foi marcado por um concerto especial do organista-chefe da Basílica de São Pedro, no Vaticano, Josep Solé Coll. A apresentação, repleta de espiritualidade, ressaltou a conexão entre arte, arquitetura e fé, elementos centrais no legado de Laparelli e na própria história da Co-Catedral.

Durante a cerimônia, o presidente da Fundação da Co-Catedral de São João, Prof. Mons. Emmanuel Agius, destacou a relevância da mostra. “Esta exposição é mais do que uma homenagem a Francesco Laparelli. É uma celebração do legado duradouro do design inteligente, da responsabilidade cívica e do poder da imaginação enraizado na disciplina intelectual. A colaboração de Laparelli com os Cavaleiros de São João e seu profundo conhecimento da arte e da ciência do design urbano o destacam não apenas como um arquiteto de pedra e bastiões, mas como um arquiteto do destino”, afirmou.

A trajetória de Laparelli foi essencial para transformar Valletta em uma cidade que alia fortificação militar, espaço cívico e centro religioso. Após sua morte, os planos foram executados por seu assistente, Girolamo Cassar, responsável por edifícios emblemáticos, como a própria Co-Catedral de São João Batista.

A mostra foi resultado de uma ampla colaboração entre a Fundação da Co-Catedral de São João, Visit Malta, Comune di Cortona, Accademia Etrusca di Cortona, Biblioteca Comunal de Cortona e o Museu dell’Accademia Etrusca e della Città di Cortona. A curadoria ficou a cargo de Adriana Alescio, com participação de Sandro Adario, representante da família Laparelli, e da Dra. Patrizia Rocchini, bibliotecária-chefe da Accademia Etrusca.

O encerramento da noite contou com uma palestra do renomado professor Conrad Thake, especialista na história da arquitetura maltesa, que abordou em profundidade o impacto de Laparelli na gênese urbana de Valletta e seu papel na arquitetura renascentista mediterrânea.

A Co-Catedral de São João, além de ser um ícone do barroco maltês, reafirma seu papel como guardiã e promotora do patrimônio histórico e artístico do país, oferecendo ao público não apenas um mergulho na arte sacra, mas também no legado arquitetônico e cultural que moldou a identidade de Malta.

A entrada para a exposição está incluída no ingresso regular de visita à Co-Catedral de São João. Mais informações estão disponíveis em: www.stjohnscocathedral.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Clube Vilarejo lança Clube V, programa...

Grupo Vilarejo apresenta o Clube V, programa de fidelidade para agentes com cinco categorias e premiações progressivas

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

The Westin estreia em São Paulo...

Com investimento de R$ 240 milhões, hotel da Rede Deville estreia em São Paulo com bandeira The Westin da Marriott

Tecnologia a serviço do agente: GEA...

Ferramentas como nova Intranet, plataforma GEA Web, login automático e metabuscador de hotéis serão disponibilizadas aos agentes brasileiros sem custo adicional

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS