BRL - Moeda brasileira
EUR
6,33
USD
5,43
Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

Parque do Caracol investe em paisagismo sensorial

O Parque do Caracol, um dos principais atrativos de Canela (RS), acaba de ganhar um novo projeto de paisagismo que une beleza, sustentabilidade e educação ambiental. Assinado pelo paisagista José Francisco Benetti, em parceria com a Floricultura Úrsula, de Nova Petrópolis, o projeto valoriza espécies nativas da Mata Atlântica e convida os visitantes a uma imersão sensorial, reforçando o compromisso do parque com a preservação ambiental e a biodiversidade.

A proposta vai além da estética. A ideia é que a natureza se integre de forma harmônica aos jardins planejados, criando uma conexão direta entre fauna, flora e os visitantes. “O novo paisagismo do Parque do Caracol foi pensado de forma onde a natureza interage com os jardins planejados e ambos se conectam com a fauna e flora local, de forma segura e proporcionando uma experiência diferenciada para o visitante”, explica Benetti, que também é pesquisador em técnicas de bioarquitetura.

Mais de 50 espécies de plantas compõem o novo visual do parque, sendo a maioria delas nativas. Entre os destaques estão as lantanas, caliandras, verbenas, sálvias, justicias, abutilons e os tradicionais brincos de princesa, flor símbolo do Rio Grande do Sul. Essas espécies foram escolhidas não apenas pela beleza, mas pela capacidade de atrair polinizadores, como abelhas nativas, borboletas e beija-flores, contribuindo diretamente para o equilíbrio do ecossistema local.

Os novos jardins podem ser apreciados desde a entrada do parque até espaços como a Praça dos Gaúchos, o Recanto das Borboletas, a Casa Raízes, o Jardim do Mel e as trilhas ecológicas. Também foram revitalizados espaços como as churrasqueiras e o Deck da Cascata do Moinho, em um trabalho realizado em parceria com o escritório Índio da Costa A.U.D.T, responsável pelo novo projeto arquitetônico do parque.

O paisagismo traz ainda um resgate cultural por meio de plantas aromáticas como carqueja, sálvia e poejo, muito utilizadas pelas gerações mais antigas. A proposta foi pensada para que o visual do parque se transforme ao longo das estações, oferecendo sempre uma nova experiência — seja pela mudança nas cores, na floração ou pela presença de animais silvestres.

Sustentabilidade é outro pilar do projeto. Galhos de araucária e folhas secas, antes descartados, agora são reaproveitados como adubo e barreiras naturais nos canteiros, auxiliando na manutenção dos jardins. As pedras encontradas nas trilhas foram reposicionadas de forma orgânica, criando caminhos mais agradáveis e visualmente integrados com o ambiente.

As plantas utilizadas são todas provenientes da Floricultura Úrsula, referência na Serra Gaúcha, que cultiva mais de 1.200 espécies, já adaptadas ao clima local. “Somos muito gratos ao Benetti e ao Parque do Caracol por confiarem em nossa marca. É uma honra contribuir para esse projeto que reforça a importância da sustentabilidade e da biodiversidade na Serra Gaúcha”, afirma Christine Gross, sócia da floricultura.

O novo paisagismo reforça o Parque do Caracol como referência em turismo sustentável e educação ambiental. Localizado na Rodovia RS 466, o atrativo funciona de quinta a segunda-feira, das 9h às 17h, com ingressos que variam entre R$ 37 e R$ 59,90, além de isenções e meia-entrada para públicos específicos.

Mais informações e ingressos antecipados estão disponíveis no site oficial do Parque do Caracol.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Clube Vilarejo lança Clube V, programa...

Grupo Vilarejo apresenta o Clube V, programa de fidelidade para agentes com cinco categorias e premiações progressivas

The Westin estreia em São Paulo...

Com investimento de R$ 240 milhões, hotel da Rede Deville estreia em São Paulo com bandeira The Westin da Marriott

Tecnologia a serviço do agente: GEA...

Ferramentas como nova Intranet, plataforma GEA Web, login automático e metabuscador de hotéis serão disponibilizadas aos agentes brasileiros sem custo adicional

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS