Uma nova era para o transporte rodoviário interestadual de passageiros começa a ganhar forma com a chegada da BusCo ao mercado. Fruto de uma joint venture entre os grupos Águia Branca e JCA, a mobitech nasce com o objetivo de transformar a jornada dos viajantes por meio de uma plataforma digital moderna, com investimentos que chegam a R$ 50 milhões. A proposta une tecnologia, automação e inteligência artificial em um ambiente escalável e de fácil acesso.
A operação comercial já teve início com venda de passagens no site próprio da empresa e por meio de canais parceiros. A frota inicial conta com mais de 40 ônibus, circulando entre oito importantes mercados: São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, Florianópolis, Maringá e São José do Rio Preto. A previsão é que a empresa atinja todos os estados brasileiros em fases futuras da expansão.
“Vivemos um momento único e propício para a chegada de uma nova plataforma digital, impulsionada pelas oportunidades que a inteligência artificial e a inovação estão criando. A BusCo traz a simplicidade e a agilidade de uma startup aliadas à segurança e experiência dos nossos sócios, transformando a maneira como as pessoas compram e vivenciam suas viagens rodoviárias no país”, destaca Claudio Souza, CEO da BusCo. “Usamos a tecnologia, com o uso de algoritmos, inteligência artificial e aplicativos, para ganhar eficiência e melhorar a experiência do usuário. Otimizar a operação nos permite oferecer preços mais competitivos e ampliar o acesso das pessoas ao transporte rodoviário interestadual.”
Com o avanço das vendas digitais e a busca por experiências mais fluídas e acessíveis, a BusCo surge como alternativa para consumidores que desejam praticidade e também para viações que querem diversificar canais de distribuição. A expectativa da empresa é alcançar R$ 100 milhões em receita já no primeiro ano de operação.
Na liderança do projeto está Claudio Souza, executivo com mais de 25 anos de atuação em setores como tecnologia, telecomunicações e fintechs. Graduado em Administração pela PUC-Campinas, ele possui especialização executiva em Marketing e Inovação pela Kellogg Executive Education (EUA), com foco em inteligência artificial, machine learning e storytelling.
A estrutura da empresa também passa a contar com Alex Rocco como diretor de Marketing. Com 25 anos de experiência nas áreas de mídia, telecomunicações e streaming, o executivo é formado em Engenharia pela Poli-USP, com MBA em Marketing pela FEA-USP e formação complementar em marketing digital na UC Berkeley. Entre os destaques da carreira, estão a liderança do lançamento do Sky+ na América Latina e campanhas premiadas, como “Pirate Match”, no Cannes Lions. Rocco também atuou como presidente do comitê de marketing do IAB Brasil e jurado do Effie Awards.