BRL - Moeda brasileira
EUR
6,33
USD
5,43
Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

Turistas precisarão de QR code para entrar na Rússia a partir de segunda (30)

Nova regra começa em 30 de junho e vale para brasileiros; autorização eletrônica deve ser solicitada com 72h de antecedência

A partir da próxima segunda-feira (30), turistas que não precisam de visto para entrar na Rússia — como os brasileiros — deverão apresentar uma autorização eletrônica de viagem em formato de QR code. A nova exigência faz parte de uma modernização dos controles de fronteira do país e será implementada inicialmente em fase de testes por um ano.

A regra vale para todos os estrangeiros isentos de visto, independentemente do ponto de entrada, seja terrestre, marítimo ou aéreo. O cadastro deve ser feito com pelo menos 72 horas de antecedência, pelo site oficial russo Gosuslugi ou pelo novo aplicativo móvel ruID.

O preenchimento do formulário exige informações sobre a viagem e envio de dados biométricos, como foto facial, imagem do passaporte e gravação de voz. Com a validação, o sistema libera o QR code que será exigido na entrada do país.

Por enquanto, a obtenção do código será opcional, mas o governo russo já sinalizou que a autorização será obrigatória assim que o sistema estiver 100% operacional. “A Rússia segue a tendência global de digitalizar o controle migratório. Com isso, busca reforçar a segurança e organizar melhor a chegada de visitantes estrangeiros”, informou o Ministério de Desenvolvimento Digital da Rússia em nota oficial.

A medida impacta diretamente o turista brasileiro, que pode permanecer no país por até 90 dias sem visto. Estão isentos da regra diplomatas, menores de 6 anos, cidadãos da Bielorrússia e portadores de visto russo válido.

Além de turistas, o novo sistema também vale para quem viaja a negócios ou faz conexão em território russo. O aplicativo ruID estará disponível em vários idiomas e permitirá que o viajante consulte seus dados, solicite a autorização e receba alertas oficiais durante a viagem.

Com voos diretos entre o Brasil e a Rússia ainda limitados, a medida também afeta passageiros que usam Moscou como hub para voos à Ásia ou à Europa Oriental.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Clube Vilarejo lança Clube V, programa...

Grupo Vilarejo apresenta o Clube V, programa de fidelidade para agentes com cinco categorias e premiações progressivas

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

The Westin estreia em São Paulo...

Com investimento de R$ 240 milhões, hotel da Rede Deville estreia em São Paulo com bandeira The Westin da Marriott

Tecnologia a serviço do agente: GEA...

Ferramentas como nova Intranet, plataforma GEA Web, login automático e metabuscador de hotéis serão disponibilizadas aos agentes brasileiros sem custo adicional

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS