BRL - Moeda brasileira
EUR
6,33
USD
5,43
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

HSMAI: encantamento e parceria como caminho para a lealdade

Durante o HSMAI Sales Acceleration, painel debate como transformar encantamento inicial em relacionamento comercial duradouro

São Paulo (SP) – O painel “Do Encantamento à Lealdade: a jornada que ninguém está cuidando” reuniu profissionais do setor hoteleiro e de tecnologia durante o HSMAI Sales Acceleration Meeting 2025, nesta quinta-feira (26), no Renaissance Hotel, na capital paulista. A conversa foi mediada por Fernanda Pini, gerente de Vendas da Atrio Hotel Management, e contou com a participação de Ícaro Chamon (Malai Manso Resort), Juliana Nogueira (Grupo Wish) e Maína Pietrobelli (Plusgrade).

Logo na abertura, Fernanda fez a seguinte provocação: “Estamos facilitando ou dificultando a vida de quem vende a gente?”. A pergunta deu o tom do debate, que refletiu sobre a importância dos intermediários — agentes de viagens, operadores e parceiros comerciais — como ponte essencial entre produto e consumidor.

Ícaro Chamon, gerente de Vendas do Malai Manso Resort, enfatizou o desafio de vender um destino pouco conhecido, como a Chapada dos Guimarães (MT), e a necessidade de transformar cada venda em um processo educativo. “Hoje, os membros da minha equipe se tornaram professores de geografia. O encantamento começa com o esforço de explicar onde fica o destino e como chegar”, relata.

Ele ressalta ainda o papel do parceiro comercial: “Sozinho, eu não chego onde preciso. Encantar esse intermediário é essencial para multiplicar as vendas”, acrescenta.

Juliana Nogueira, gerente Nacional de Vendas do Grupo Wish, reforçou a importância da disponibilidade e agilidade no atendimento como base para o encantamento. “O cliente demora um dia para receber retorno e já perdemos a venda. SLA de resposta é inegociável”, declara.

A executiva também destacou a digitalização do material de apoio e a valorização da equipe de vendas por meio de bonificação proporcional à origem das reservas. “Hoje, independentemente de onde o hóspede compra, a comissão vai para o executivo que realizou o atendimento. Isso mudou a forma como eles enxergam o cliente”, complementa.

Já Maína Pietrobelli, diretora de Desenvolvimento de Negócios para a América Latina da Plusgrade, compartilhou os desafios de tornar sua solução — considerada um serviço auxiliar — relevante para os hoteleiros. Para isso, aposta em três pilares: clareza nos selling points, diversidade de canais de contato e respeito ao tempo do cliente. “Não se trata de insistência, mas de oferecer conteúdo relevante. É isso que transforma relacionamento em parceria estratégica”, pontua.

Ao final, o painel da conferência da HSMAI abordou o caminho da fidelização. Ícaro, que atua com vendas majoritariamente únicas, reforçou a escuta como ferramenta de conexão. “Cada cliente novo é como se fosse o primeiro. Escutar é essencial para ajustar processos e criar experiências que geram boca a boca positivo”, afirma. O executivo revelou ainda que está criando um programa de fidelidade para intermediários, com base nos 800 parceiros já cadastrados, dos quais 70% estão ativos.

O painel do HSMAI seguiu com maiores desdobramentos, sintetizando a máxima de que não se trata apenas de vender, mas criar vínculo e gerar confiança. Os palestrantes concluíram que o encantamento pode ser o começo, mas a lealdade é o verdadeiro objetivo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

“Pode manchar a imagem do Brasil”,...

Comparação de diárias feita por Mariana Aldrigui evidencia riscos reputacionais para o país e escancara fragilidades nos serviços turísticos da capital paraense

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

Greve da Azul Handling ameaça operação...

Paralisação nacional da Azul Handling começa em 15 de agosto e pode gerar atrasos e cancelamentos em voos da Ryanair

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS