BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

Brasil tem 60 praias e marinas indicadas ao selo internacional Bandeira Azul

Lista da temporada 2025/2026 inclui destinos de cinco estados; reconhecimento fortalece posicionamento do país no turismo sustentável

O Brasil poderá contar com até 60 praias e marinas ostentando o selo internacional Bandeira Azul na temporada 2025/2026. A lista de candidaturas pré-aprovadas foi divulgada na última quarta-feira (26) pelo Júri Nacional do programa, que é composto por representantes do Ministério do Turismo, Embratur, Ministério do Meio Ambiente, Secretaria do Patrimônio da União e outras entidades. O próximo passo será a análise da Foundation for Environmental Education (FEE), com sede na Dinamarca, responsável pela validação final.

O selo Bandeira Azul é um dos mais reconhecidos no mundo quando o assunto é sustentabilidade em áreas costeiras e estruturas náuticas, sendo concedido a praias e marinas que atendem a 38 critérios relacionados à qualidade da água, segurança, gestão ambiental e educação ambiental. Na América do Sul, o Brasil já lidera com 49 certificações e pode ampliar ainda mais essa marca, refletindo o fortalecimento da pauta verde no turismo nacional.

Nesta edição, foram pré-selecionados locais em Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Entre os estreantes estão as praias José Gonçalves (Armação de Búzios-RJ), Foguete (Cabo Frio-RJ), Vermelha (Penha-SC) e dos Molhes do Atalaia (Itajaí-SC). Em Santa Catarina, Bombinhas e São Francisco do Sul se destacaram com cinco praias indicadas cada, evidenciando o protagonismo do estado na pauta ambiental e turística.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou que a ampliação das candidaturas demonstra o compromisso do país com o turismo responsável. “A sustentabilidade é um dos grandes nortes do governo brasileiro, e a possibilidade de ampliarmos o número de locais premiados com o selo Bandeira Azul reforça a visibilidade do Brasil como protagonista do desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Segundo Leana Bernardi, coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul e diretora do Instituto Ambientes em Rede (IAR), a expansão da premiação é estratégica para a valorização do patrimônio natural e para a qualificação da gestão ambiental nos destinos. “O programa contribui diretamente para consolidar uma agenda de sustentabilidade no turismo brasileiro”, pontua.

Entre as marinas indicadas, destacam-se unidades como o Yacht Clube da Bahia (Salvador), Marina Itajaí (SC), Iate Clube de Santos (SP) e Marina Costabella (RJ), todas referências em boas práticas de gestão e infraestrutura voltada ao turismo náutico. O reconhecimento internacional contribui ainda para atrair turistas exigentes, que priorizam experiências de contato com a natureza em destinos ambientalmente responsáveis.

A cerimônia oficial de entrega dos certificados está prevista para outubro, em data e local ainda a serem definidos. A expectativa é que os selos reconheçam não apenas o esforço ambiental das cidades, mas também a qualificação dos destinos brasileiros como opções sustentáveis e de qualidade para o turismo internacional.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Trem ligará Porto Alegre (RS) a...

Com investimento privado de R$ 4,5 bilhões, projeto de Trem entre Porto Alegre e Gramado prevê geração de 22 mil empregos

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Patagônia Chilena promove rodada de negócios...

Evento reuniu fornecedores e operadores de turismo para fortalecer a promoção turística da região de Magallanes, na Patagônia Chilena

Brasilturis 899 – Agosto 2025

EXPECTATIVAS E REALIDADES - Operadoras renovam estratégias, apostam em...

Onfly ultrapassa 2,2 mil clientes e...

Durante o Echos, executivos revelam expansão nacional, crescimento no segmento Enterprise e novidades como o Onfly Convida e o Panorama de Viagens Corporativas (PVC)

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS