O Aeroporto de Fernando de Noronha, em Pernambuco, teve sua malha aérea ajustada após dois incidentes consecutivos de atolamento de aeronaves no pátio, registrados nos dias 22 e 29 de junho. Os casos envolveram aviões das companhias Azul e Gol, respectivamente, e levaram a Dix Aeroportos, responsável pela gestão do terminal, a solicitar a readequação dos horários de operação às três empresas que atuam na ilha (Azul, Gol e Latam).
A medida visa evitar que duas aeronaves fiquem estacionadas simultaneamente no pátio, como forma de prevenir novos transtornos operacionais. “O pedido foi feito às três companhias para evitar a presença simultânea de voos no pátio. A medida é necessária para garantir a segurança”, explicou Samuel Prado, diretor da Dix.
A Azul foi a primeira a responder à solicitação e já iniciou os ajustes em sua malha aérea. Desde terça-feira (1º), a companhia implementou alterações nas operações matinais das terças, quintas e sábados. Nos demais dias — segunda, quarta, sexta e domingo —, a empresa mantém três frequências diárias entre Recife e Fernando de Noronha. Gol e Latam ainda não se pronunciaram oficialmente sobre as mudanças.
A situação reacendeu o debate sobre a infraestrutura do aeroporto, que vem passando por reformas desde 2024. Após os últimos episódios, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi) informou que realizou uma manutenção emergencial no pátio e prometeu iniciar as obras definitivas em 15 de julho. Parte dos materiais para a requalificação estava a bordo do navio Harmonia, que naufragou, e o governo estadual agora busca soluções logísticas para viabilizar a entrega dos insumos restantes.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também acompanha a situação. Técnicos estiveram no local na última semana e estão finalizando um relatório sobre as condições operacionais do aeroporto. Vale lembrar que, em 2022, a Anac já havia proibido o pouso de aerojatos na ilha devido a buracos na pista. A primeira etapa da requalificação do terminal — avaliada em R$ 60 milhões — foi entregue em março deste ano, o que permitiu o retorno de aviões maiores ao destino.