BRL - Moeda brasileira
EUR
6,49
USD
5,55

Após atolamentos, Fernando de Noronha tem malha aérea ajustada

Azul já altera voos; Gol e Latam ainda avaliam mudanças após incidentes com aeronaves no pátio

O Aeroporto de Fernando de Noronha, em Pernambuco, teve sua malha aérea ajustada após dois incidentes consecutivos de atolamento de aeronaves no pátio, registrados nos dias 22 e 29 de junho. Os casos envolveram aviões das companhias Azul e Gol, respectivamente, e levaram a Dix Aeroportos, responsável pela gestão do terminal, a solicitar a readequação dos horários de operação às três empresas que atuam na ilha (Azul, Gol e Latam).

A medida visa evitar que duas aeronaves fiquem estacionadas simultaneamente no pátio, como forma de prevenir novos transtornos operacionais. “O pedido foi feito às três companhias para evitar a presença simultânea de voos no pátio. A medida é necessária para garantir a segurança”, explicou Samuel Prado, diretor da Dix.

A Azul foi a primeira a responder à solicitação e já iniciou os ajustes em sua malha aérea. Desde terça-feira (1º), a companhia implementou alterações nas operações matinais das terças, quintas e sábados. Nos demais dias — segunda, quarta, sexta e domingo —, a empresa mantém três frequências diárias entre Recife e Fernando de Noronha. Gol e Latam ainda não se pronunciaram oficialmente sobre as mudanças.

A situação reacendeu o debate sobre a infraestrutura do aeroporto, que vem passando por reformas desde 2024. Após os últimos episódios, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi) informou que realizou uma manutenção emergencial no pátio e prometeu iniciar as obras definitivas em 15 de julho. Parte dos materiais para a requalificação estava a bordo do navio Harmonia, que naufragou, e o governo estadual agora busca soluções logísticas para viabilizar a entrega dos insumos restantes.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também acompanha a situação. Técnicos estiveram no local na última semana e estão finalizando um relatório sobre as condições operacionais do aeroporto. Vale lembrar que, em 2022, a Anac já havia proibido o pouso de aerojatos na ilha devido a buracos na pista. A primeira etapa da requalificação do terminal — avaliada em R$ 60 milhões — foi entregue em março deste ano, o que permitiu o retorno de aviões maiores ao destino.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Administradoras judiciais da 123 Milhas alertam...

Mais de 800 mil credores devem ignorar pedidos de dados bancários por canais não oficiais; pagamentos ainda não foram liberados no plano de recuperação judicial

Smiles fecha parceria com BTG Pactual...

Nova aliança permite converter pontos do BTG em milhas Smiles para uso em passagens, hotéis, seguros e mais

Agaxtur reforça canal B2B e premia...

Operadora Agaxtur homenageia principais vendedores da NCL e inicia pacote de relacionamento com o canal B2B

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS