BRL - Moeda brasileira
EUR
6,38
USD
5,42

Com 4,2 mil visitantes, Expo Turismo Goiás mira ser a maior feira do Brasil

Na quinta edição, Expo Turismo Goiás cresce 40%, reúne 4,2 mil pessoas e já projeta expansão internacional para 2026

Goiânia (GO) – A quinta edição da Expo Turismo Goiás, realizada nos dias 3 e 4 de julho, no Centro de Convenções de Goiânia, não apenas consolidou o evento como o maior do setor no Centro-Oeste, mas também reforçou sua posição estratégica no calendário nacional de turismo. Com mais de 180 expositores, dois dias de programação intensa e cerca de 4,2 mil visitantes, a feira demonstrou fôlego, ambição e uma clara vocação para o crescimento sustentável e representativo do turismo brasileiro.

Idealizada e liderada por Eliene Meireles e Rose Páscoa, CEOs da Expo Turismo Goiás, a feira se firmou como uma plataforma de negócios, capacitação e relacionamento. Segundo elas, a edição deste ano superou expectativas e trouxe inovações, como o Encontro Elas na Expo, o PRT em Ação e um investimento ainda maior na comunicação e na presença de influenciadores.

Do improviso à referência nacional

Eliene Meireles e Rose Páscoa apresentam balanço da feira durante o fim do segundo dia da feira. Crédito: Felipe Lima/Brasilturis
Eliene Meireles e Rose Páscoa apresentam balanço da feira durante o fim do segundo dia da feira. Crédito: Felipe Lima/Brasilturis

O projeto da feira nasceu em 2019, como uma resposta à ausência de eventos do setor na região. “Era um sonho que começou com 20 estandes improvisados e que hoje mobiliza o trade turístico de todo o país. A primeira edição foi difícil, mas cheia de propósito”, relembrou Eliene.

Desde então, o evento cresceu exponencialmente, ultrapassando as expectativas de expositores, chegando a 180 nesta quinta edição. Para 2026, a expectativa é ocupar dois pavilhões e alcançar a marca de 200 estandes, incluindo representações internacionais.

“Nosso objetivo é claro: tornar a Expo Turismo Goiás a maior feira de turismo do Brasil”, afirmou Eliene. “Sabemos que é desafiador, mas estamos construindo esse caminho com planejamento, comunicação e muita escuta ativa dos expositores”, complementou Rose.

Destaques de 2025: diversidade, capacitação e inovação

Entre os destaques desta edição, esteve o PRT em Ação, realizado com apoio do Ministério do Turismo, Goiás Turismo e Secult-GO, que trouxe debates e articulações de políticas públicas para o desenvolvimento turístico.

Outro ponto alto foi o Encontro Elas na Expo, reunindo mais de 120 mulheres empreendedoras em uma manhã de palestras e networking, com o objetivo de valorizar o protagonismo feminino no setor.

No campo da capacitação, a feira promoveu mais de 25 palestras em duas arenas e duas salas simultâneas, com temas que variaram de inteligência artificial aplicada ao turismo até sustentabilidade e inovação nos negócios. Segundo as organizadoras, a escolha do tema “IA e Tecnologia” refletiu uma tentativa de se conectar com os novos tempos e preparar os profissionais para as transformações em curso no setor.

Visão estratégica e fortalecimento regional

Goiás é conhecido por sua diversidade natural e cultural, e a feira vem trabalhando para posicionar o estado como um polo turístico estratégico. A escolha do mês de julho para a realização do evento, embora desafiadora, visa aproveitar o início da alta temporada e a movimentação gerada por festas populares como a Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, que chega a atrair 5 milhões de fiéis anualmente.

Mesmo com a coincidência de datas, a feira não se viu prejudicada. “São públicos distintos e complementares. Inclusive, tivemos representantes do turismo religioso presentes”, explicou Eliene.

Expo Turismo Goiás: comunicação como alicerce

Um dos pontos mais celebrados pelas organizadoras foi o salto na comunicação e o destaque vai para a contratação de uma nova agência de marketing e assessoria, a Business Factory.

Além disso, a Expo Turismo Goiás contou com a presença de 58 influenciadores digitais e reforçou sua atuação junto à imprensa especializada. “A comunicação é a mola propulsora do turismo. Sem ela, nossa feira não teria alcançado o Brasil inteiro como tem feito”, destacou Rose.

O espaço “Influenciador Goiás”, montado especialmente para criadores de conteúdo, e o investimento em assessoria de imprensa foram estratégias pensadas para ampliar a visibilidade da feira e atrair novos mercados. “Nosso próximo passo é internacionalizar ainda mais o evento”, adiantaram.

Eliene Meireles e Rose Páscoa planejam expandir atuação e chegar a novos patamares nas próximas edições. Crédito: Felipe Lima/Brasilturis
Eliene Meireles e Rose Páscoa planejam expandir atuação e chegar a novos patamares nas próximas edições. Crédito: Felipe Lima/Brasilturis

Outro diferencial da Expo Turismo Goiás é o cuidado com os feedbacks. As organizadoras visitam pessoalmente todos os estandes para ouvir sugestões, críticas e entender o que pode ser aprimorado. “Primeiro dia é salto, segundo dia é tênis. A gente pega na mão de cada expositor”, brincou Rose, reforçando o caráter humano e próximo do evento.

A pesquisa de satisfação conduzida pela Goiás Turismo também colabora para o aprimoramento das próximas edições. “Nada é feito por acaso. Cada detalhe é fruto de planejamento e de escuta ativa com o trade”, garantiram.

Olhar para o futuro: internacionalização e sustentabilidade

Com a presença do Peru como país convidado, as organizadoras deixaram claro o desejo de expandir a presença de países estrangeiros. “Queremos chegar a pelo menos dez países em 2026. Já estamos em diálogo com embaixadas e companhias aéreas para isso”, revelou Eliene.

Enquanto neste ano a proposta foi abordar os impactos da inteligência artificial (IA), para o ano que vem a proposta é conectar o Brasil com o mundo e expandir ainda mais a atuação da feira. Temas como sustentabilidade e diversidade, que também se destacam no mercado, não deixam de estar no radar das CEOs, que prometem novidades já para agosto.

Próxima edição do Expo Turismo Goiás

A sexta edição da Expo Turismo Goiás já tem data marcada: 2 e 3 de julho de 2026, novamente no Centro de Convenções de Goiânia. A expectativa é ampliar a feira com mais pavilhões, aumentar a representatividade internacional e reforçar o posicionamento do evento como grande vitrine do turismo nacional e regional.

“Se chegamos até aqui, foi com apoio do trade, da imprensa, dos influenciadores e dos nossos expositores. Agora, queremos voar ainda mais alto”, concluíram as organizadoras.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Felipe Lima
Felipe Lima
Chefe de Redação - E-mail: felipe@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Copa Airlines lança rota direta entre...

Nova operação conectará Bahia ao Hub das Américas com quatro voos semanais e acesso a mais de 80 destinos no continente

Expo Turismo Goiás reúne público em...

Feira reúne mais de 150 expositores e celebra a força do turismo regional com premiações e conteúdos focados em tecnologia e negócios

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Expo Turismo Goiás se consolida como...

Idealizada por Eliene Meireles e Rose Páscoa, feira chega à 5ª edição com expectativa de expansão internacional, foco em tecnologia e valorização das mulheres no setor

Rumores sobre desastre natural afetam turismo...

Governo nega possibilidade de previsão precisa e reforça confiança nos sistemas de monitoramento e segurança do Japão

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS