BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,42

Mulheres precisam ser valorizadas, defende Ana Carla Moura no Elas na Expo

Coordenadora do Ministério do Turismo compartilhou trajetória pessoal e profissional e reforçou a importância de redes de apoio e políticas públicas voltadas para o protagonismo feminino

Goiânia (GO) – Durante o evento Elas na Expo, realizado na manhã de sexta-feira (04), segundo dia da Expo Turismo Goiás, Ana Carla Moura, coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo no Ministério do Turismo, emocionou o público ao compartilhar sua trajetória profissional e refletir sobre a presença feminina na gestão pública do setor.

Com mais de 28 anos de atuação, Ana Carla destacou os desafios enfrentados por mulheres que desejam ocupar posições de liderança no turismo, especialmente na esfera pública. “Não é fácil uma mulher estar numa gestão. E não é só no governo federal. Isso se repete no estadual, no municipal. Ainda existem mulheres que não veem as outras como parceiras, e esse é um dos principais obstáculos que precisamos superar”, afirmou.

A palestrante contou como iniciou sua carreira distribuindo panfletos e trabalhando sem salário, movida apenas pelo sonho de atuar no governo. “Eu não tenho padrinho político. Tenho meu trabalho, minha dedicação, meu estudo e minhas parcerias. Foi assim que conquistei espaço e hoje estou entre as mais de 50% de mulheres em cargos de gestão no Ministério do Turismo”, destacou.

Ana Carla também celebrou o avanço de programas que incentivam a autonomia feminina, como a campanha “Viaje Sozinha”, lançada pelo MTur em parceria com a ABIH Nacional. A iniciativa oferece até 15% de desconto em hospedagens para mulheres que viajam sozinhas. “Eu viajo sozinha muitas vezes. Só a estrada até a Chapada dos Veadeiros já me acalma. É uma forma de me reconectar”, compartilhou.

Ela também mencionou o crescimento da Rede Conectadas pelo Turismo, grupo que reúne mais de 3 mil profissionais, com foco na inclusão e no fortalecimento das mulheres no setor. “A rede precisa caminhar junta. Se é com turismo, vamos com turismo. É sobre construir, apoiar, dar voz. A gente se une não para excluir, mas para mostrar a força da mulher no turismo brasileiro.”

Encerrando a participação, Ana Carla reforçou seu compromisso com a causa e agradeceu o espaço: “A mulher nunca abandona uma outra mulher. Estar aqui não é apenas representar o Ministério do Turismo, é representar uma profissional que ama essa profissão e quer ver mais mulheres ocupando o lugar que merecem.”

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Rumores sobre desastre natural afetam turismo...

Governo nega possibilidade de previsão precisa e reforça confiança nos sistemas de monitoramento e segurança do Japão

Copa Airlines lança rota direta entre...

Nova operação conectará Bahia ao Hub das Américas com quatro voos semanais e acesso a mais de 80 destinos no continente

Expo Turismo Goiás reúne público em...

Feira reúne mais de 150 expositores e celebra a força do turismo regional com premiações e conteúdos focados em tecnologia e negócios

Argentina reposiciona destinos e amplia conexão...

Com investimentos em tecnologia e tarifas aéreas promocionais, Argentina promete mais hospitalidade e preços acessíveis ao mercado brasileiro

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS