Goiânia (GO) – Durante a Expo Turismo Goiás, realizada nos dias 3 e 4 de julho no Centro de Convenções de Goiânia, representantes do Rio Grande do Norte reforçaram o potencial turístico do estado e destacaram a importância do mercado do Centro-Oeste. Em entrevista ao Brasilturis, Molga Freire, vice-presidente da Emprotur, e Solange Portela, secretária de Turismo de Nísia Floresta, apresentaram estratégias de promoção voltadas ao público da região.
“É um mercado que tem muito potencial turístico. O Rio Grande do Norte é um estado extremamente turístico, a nossa maior indústria. Nós temos mais de 410 km de litoral e é um turismo de lazer diferente do que tem aqui no Centro-Oeste”, afirmou Molga. Ela também destacou a organização da feira e o retorno positivo de outras edições.
Solange Portela comentou sobre os atrativos do município de Nísia Floresta, localizado a cerca de 35 minutos de Natal. “Nós temos uma variedade de passeios que combina lagoas com praia, além de turismo de aventura na área rural, gastronomia baseada em frutos do mar e um povo acolhedor.”
A presença de voos diretos durante a alta temporada também foi apontada como fator que estimula o fluxo de turistas goianos para o estado. “Geralmente é a companhia Azul que coloca voos no período do final de dezembro até o começo de fevereiro, com frequência semanal entre Goiânia e Natal”, disse Solange.
Segundo ela, o turismo vindo do Centro-Oeste tem perfil majoritariamente de lazer. “No Rio Grande do Norte há um turismo diferente do que tem aqui. As nossas belezas naturais são bem diferentes. Então é isso que o goiano procura.”
Em relação ao desempenho recente, Molga afirmou que “o turismo no primeiro semestre cresceu acima da média do Brasil e do Nordeste, principalmente no internacional, mas também houve crescimento no nacional”. Já em Nísia Floresta, segundo Solange, o turismo ainda é mais regional, com infraestrutura voltada para pousadas e um hotel de maior porte.
As expectativas para o segundo semestre e para 2026 são otimistas. “Estamos com o pé no acelerador para potencializar o nosso turismo. As nossas perspectivas são as melhores”, declarou Molga.
Ela também reforçou que o estado vem apostando em práticas sustentáveis e em infraestrutura. “Hoje o Rio Grande do Norte é um destino referência na parte de energia limpa. Trabalhamos muito essa questão da sustentabilidade, além da melhoria das estradas, que facilita o acesso ao nosso litoral.”
A segurança também foi citada como diferencial. “Natal é a capital mais segura do Nordeste. É um trabalho que foi feito pelo governo do estado e que nós temos esse resultado. Para o turista, com certeza, é muito importante saber que está indo para um lugar extremamente seguro”, concluiu.