Goiânia (GO) – Durante a Expo Turismo Goiás, realizada nos dias 3 e 4 de julho no Centro de Convenções de Goiânia, o Rio Grande do Sul marcou presença com estande próprio pela primeira vez. Representando o estado, Rodrigo Santos, diretor adjunto da Secretaria de Turismo, explicou a decisão de participar do evento e detalhou as ações voltadas ao mercado do Centro-Oeste.
“É um mercado estratégico que tem buscado muito o Rio Grande do Sul e tinha uma necessidade do estado também se posicionar. Mesmo estando distante, estávamos conseguindo ter bons resultados. Então esse é o ímpeto de poder se aproximar juntamente com destinos como Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, Ametista do Sul, que estão aqui hoje para fazer essas conexões”, afirmou.
Entre os destaques levados à feira, estão os atrativos da campanha de inverno do estado, com uma programação conjunta entre diversos municípios. “Nós estamos unindo todos os eventos que têm na região. Nova Petrópolis, por exemplo, está com Sabores da Colônia e Festival do Folclore; Gramado realiza o festival de concertos; Canela promove a festa colonial. Cada destino está organizando eventos para que o turista sempre encontre novidades ao circular pela região”, completou Santos.
O dirigente também destacou a força do público familiar da região Centro-Oeste no turismo gaúcho. “A maioria que vai para o Rio Grande do Sul são famílias. Isso movimenta mais a economia, mais recursos no hotel, mais gente nos parques. Por isso queremos reforçar nossa presença e, futuramente, ter uma conexão direta Goiânia–Porto Alegre.”
Embora ainda não exista um voo direto, a Secretaria tem conversado com companhias aéreas e trabalha pela redução de impostos sobre o combustível da aviação. “Ainda é uma fase de conversa, mas estamos nos movimentando.”
Sobre o desempenho do estado, Santos explicou que o primeiro semestre foi positivo, principalmente com o aumento do fluxo internacional. “Tivemos muitos argentinos e uruguaios. Antes, o RS era visto como passagem, mas agora o turista tem parado na Serra Gaúcha, no Cristo Protetor, em Ametista do Sul e até em Porto Alegre. Isso ampliou a permanência e foi ótimo para a alta temporada.”
Para o segundo semestre e o início de 2026, a expectativa é de continuidade no crescimento. “Os valores das passagens estão mais acessíveis, o agente de viagem tem nos ajudado muito e estamos apostando forte no Natal, além de criar ações para a Semana Farroupilha. Queremos posicionar esse evento como o São João do Sul.”
Rodrigo Santos ainda citou iniciativas para promover a cultura regional, como os acampamentos farroupilhas, as danças e os churrascos ao meio-dia. “Queremos apresentar um Rio Grande do Sul fora do óbvio.”
Após as enchentes que impactaram o estado no primeiro semestre, o diretor afirma que a infraestrutura está plenamente restabelecida. “Aeroporto funcionando normalmente, voos internacionais sendo retomados, rodovias prontas para receber visitantes, inclusive nas áreas mais afetadas. O rodoviário está intenso com uso por turistas de SC, PR, e países vizinhos.”
Com novos produtos como as Oktoberfests e a valorização de destinos como Ametista do Sul, o RS pretende ampliar o portfólio oferecido aos agentes de viagens. “O Rio Grande do Sul tem para todos os bolsos. Você pode ir com um pacote mais econômico ou fazer uma viagem com mais investimento. O importante é ter boas experiências”, finalizou Santos.