Goiânia (GO) – Durante a Expo Turismo Goiás, realizada nos dias 3 e 4 de julho, no Centro de Convenções de Goiânia, a Bahia reforçou seu compromisso com o trade turístico do Centro-Oeste. Taluana Maron, coordenadora da diretoria de Promoções da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, destacou que o destino mantém presença na feira desde a primeira edição, reconhecendo a forte afinidade entre o público goiano e as experiências oferecidas pela Bahia.
Na edição de 2025, o estado apresentou um estande maior, com foco nas 13 zonas turísticas, na divulgação da Estrada do Chocolate, da Rota do Vinho, da Chapada Diamantina e do turismo de aventura. “Temos um lado frio na Bahia com aventura e com a rota dos vinhos”, comentou Taluana. Salvador, segundo ela, também vem ganhando destaque com a revitalização da orla e novas experiências no litoral.
Além do tradicional sol e praia, a Bahia tem investido na promoção de produtos alternativos. Segundo José Felício Júnior, gerente de Mercado na Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, um dos grandes destaques foi o São João 2025, que, de acordo com números compartilhados com o Brasilturis, movimentou mais de 1,8 milhão de visitantes em mais de 200 municípios, com uma injeção de R$ 2,3 bilhões na economia baiana. “Foi o maior São João da história do estado”, afirmou. Os festejos duraram todo o mês de junho e se estenderam até o dia 2 de julho, data da Independência do Brasil na Bahia.
O segundo semestre será marcado pelo turismo de observação de baleias — especialmente das jubartes, que aparecem entre julho e novembro —, além de roadshows em até cinco cidades goianas. Outro ponto de destaque são os resultados do turismo internacional: a Bahia recebeu 99.958 turistas estrangeiros nos primeiros seis meses de 2025, o segundo maior volume da série histórica, atrás apenas de 2007. O crescimento é de 62% em relação ao mesmo período de 2024, segundo dados da Embratur com apoio da Polícia Federal.