BRL - Moeda brasileira
EUR
6,40
USD
5,46

Viagens corporativas ficam mais caras em 2025, aponta Abracorp

Passagens aéreas subiram 5,9% de janeiro a maio; hospedagem e transporte rodoviário também registram alta

O custo das viagens corporativas aumentou no Brasil nos primeiros meses de 2025. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), o preço médio das passagens aéreas teve alta de 5,9% entre janeiro e maio, em comparação com o mesmo período do ano passado. A elevação acompanha o aquecimento da demanda por eventos e deslocamentos profissionais.

O setor aéreo, que representa 56% do faturamento das agências associadas à Abracorp, continua sendo o principal motor do segmento. Mas não foi o único a encarecer: as diárias de hotéis subiram 8%, enquanto os serviços rodoviários registraram aumento de 5,8% no mesmo intervalo.

Entre os fatores que contribuíram para a alta de preços, eventos de grande porte foram determinantes. Segundo Douglas Fernandes e Camargo, diretor executivo da Abracorp, o show da cantora Lady Gaga no Rio de Janeiro teve impacto direto na ocupação hoteleira da capital fluminense e influenciou a elevação das tarifas. “Grandes eventos têm papel relevante na pressão sobre a malha hoteleira e nos custos de serviços”, afirma Camargo.

Na contramão da tendência, a locação de veículos foi o único serviço que apresentou queda, com retração de 44,3% no faturamento em relação ao mesmo período de 2024. A redução pode estar associada a mudanças no comportamento do viajante corporativo, que passou a depender mais de aplicativos de transporte ou de deslocamentos compartilhados.

Apesar do aumento de preços, o setor mostra estabilidade em termos de volume de negócios. O faturamento total das viagens corporativas em maio de 2025 somou R$ 1,187 bilhão, um leve crescimento de 1,24% frente ao mesmo mês do ano anterior.

A pesquisa da Abracorp consolida dados de 11 setores do mercado corporativo de viagens, incluindo transporte aéreo e rodoviário, hospedagem, locação de veículos, eventos e outros serviços. A tendência de alta reforça a necessidade de planejamento antecipado e gestão eficiente de despesas pelas empresas que dependem da mobilidade de seus executivos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Gol celebra São João com voo...

Ação da Gol incluiu serviço de bordo especial, brindes e presença dos personagens Chico Bento e Rosinha desde o lounge até o desembarque

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Ryanair amplia franquia gratuita de bagagem...

Companhia se antecipa à regulação europeia e ajusta dimensões de bagagem permitida a bordo sem custo adicional

Agaxtur reforça canal B2B e premia...

Operadora Agaxtur homenageia principais vendedores da NCL e inicia pacote de relacionamento com o canal B2B

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS