O Aeroporto Internacional Salgado Filho, administrado pela Fraport Brasil, encerrou o primeiro semestre de 2025 com um salto expressivo na malha aérea internacional. A quantidade de partidas semanais para destinos fora do Brasil passou de 10, em janeiro, para 27 em junho — um crescimento de 170%. A ampliação das frequências e rotas reflete o esforço da concessionária em intensificar a conectividade de Porto Alegre com hubs internacionais estratégicos e em atender à crescente demanda dos passageiros gaúchos.
Entre os destinos já operados estão Buenos Aires, Lima, Santiago, Cidade do Panamá e Lisboa, com novas rotas inauguradas ao longo dos meses. Em março, a Aerolíneas Argentinas retomou os voos para o Aeroparque (AEP), na capital argentina. Em abril, a TAP Air Portugal deu início à operação para Lisboa, com três voos semanais, e a Copa Airlines ampliou a oferta de voos para o Panamá. Já em maio, foi a vez da GOL Linhas Aéreas lançar rota direta para Buenos Aires, enquanto a Copa passou a operar voos diários para a América Central.
Junho trouxe novidades com foco na alta temporada de inverno: a Azul estreou voos sazonais para Bariloche, na Patagônia argentina, disponíveis até 24 de agosto, e a Sky Airline passou a operar voos para Santiago até meados de setembro.
O gerente de Aviação Comercial da Fraport Brasil, Pedro Navega, destaca que o resultado é fruto de uma articulação intensa com companhias aéreas e órgãos públicos. “Esse incremento acelerado confirma o que já era claro: a gigantesca capacidade do Rio Grande do Sul de não apenas se reerguer, mas de se consolidar como uma das maiores economias do Brasil, e de vital importância para a aviação do país”, afirmou.
Além das operações já ativas, a Latam prepara o lançamento de nova rota para Buenos Aires em setembro. A expectativa da Fraport é encerrar julho com 33 partidas semanais internacionais.