O Grupo Latam anunciou um novo ciclo de investimentos voltado à modernização de sua frota Airbus A319. Com aporte superior a US$ 40 milhões, o projeto contempla a renovação completa de 37 aeronaves narrow body, voltadas a operações domésticas e regionais nos mercados do Brasil, Peru e Equador. O programa, iniciado em maio deste ano, deverá ser concluído entre o final de 2026 e o início de 2027.
A iniciativa tem como foco principal elevar a experiência do passageiro por meio de um retrofit completo das cabines, que inclui a instalação de novos assentos Collins Meridian, mais confortáveis, reclináveis, com apoio de cabeça e espaços otimizados para itens pessoais. As aeronaves também contarão com pontos de carregamento USB A e USB C, suporte para dispositivos móveis e conexão Wi-Fi com acesso ao sistema de entretenimento Latam Play.
Outro destaque é o novo conceito de design das cabines Premium Economy e Economy, inspirado nas paisagens, arquitetura e elementos culturais da América do Sul. A aplicação de texturas, cores e materiais típicos da região foi pensada para reforçar a identidade da companhia aérea e oferecer um ambiente mais acolhedor e moderno.
“Com essa renovação de 19 aeronaves narrow body para rotas domésticas e internacionais no Peru e Equador, e 18 para o mercado brasileiro, não estamos apenas modernizando nossa frota, mas também levando a essência da América do Sul para o interior de nossos aviões”, afirma Jaime Cornejo, gerente de Interior de Cabines, Entretenimento a Bordo e Conectividade do Grupo Latam Airlines. “Cada detalhe, desde os estofados inspirados em nossas paisagens até as texturas que remetem à nossa cultura, foi cuidadosamente selecionado. Esse investimento garante que parte da nossa frota esteja equipada com o que há de mais moderno em conforto e conectividade”.
As intervenções estão sendo realizadas nos centros de manutenção da Latam em São Carlos (Brasil), Lima (Peru) e Santiago (Chile). Cada aeronave leva entre duas e três semanas para ser completamente atualizada.
Este investimento soma-se a outro programa robusto já anunciado pela companhia: a renovação de seus Boeing 787, que recebeu aporte de US$ 360 milhões. Nesse projeto, as aeronaves ganharam cabines redesenhadas com foco em sofisticação, incluindo as novas suítes Recaro R7 na Premium Business, com portas deslizantes e design inspirado na natureza da América do Sul. As melhorias também se estendem à classe Economy, que passa a contar com assentos ergonômicos, mais espaço e melhor entretenimento a bordo.