A Concha y Toro abre as portas de seu novo Centro del Vino em Pirque, Santiago. O objetivo da empresa é elevar a proposta enoturística do Chile aos mais altos padrões internacionais, oferecendo um atrativo turístico que valoriza a riqueza da cultura vitivinícola chilena.
“Assim como nossos vinhos levaram o nome do Chile a todos os cantos do mundo, agora queremos que o Centro del Vino seja um símbolo do patrimônio nacional para todos que visitam o país”, destaca Isabel Guilisasti, vice-presidente de Vinhos Finos e Imagem Corporativa da Viña Concha y Toro.
Localizado no coração do Vale do Maipo, a apenas 20 quilômetros do centro de Santiago, este novo espaço de mais de 12 mil metros quadrados convida os visitantes a mergulhar em um percurso imersivo que integra natureza, arte, vinhos, gastronomia autoral, tecnologia de ponta e patrimônio histórico.
“O Centro del Vino eleva a experiência enoturística, com base em três pilares que definem a Concha y Toro: excelência, sustentabilidade e inovação. Este projeto – que anunciamos em 2022 como parte do nosso 140º aniversário – não apenas celebra nossa história, mas também projeta nosso compromisso com as futuras gerações”, explica Isabel.
A construção do Centro del Vino contou com a colaboração de uma equipe multidisciplinar de renomados especialistas chilenos, entre os quais estão o arquiteto Martín Hurtado, o paisagista Juan Grimm, o designer de interiores Enrique Concha, os museólogos Pablo Cordua e Sebastián Moro, a artista visual Josefina Guilisasti, entre muitos outros – todos sob a liderança de Isabel.
“Quero agradecer a cada uma das pessoas que tornaram possível este marco. O Centro do Vinho é fruto do talento, da paixão e do compromisso de uma equipe extraordinária, formada por colaboradores internos e consultores externos que, a partir de diferentes especialidades, deram o seu melhor para dar vida a este projeto. Cada passo, cada ideia e cada esforço compartilhado transformaram este espaço único em realidade. Agora, temos o desafio -e a convicção- de projetá-lo ao mundo como uma referência internacional em enoturismo”, conclui a líder do projeto.
Seis zonas e experiências Concha y Toro
Durante o passeio pelo Centro del Vino, os visitantes terão acesso a seis zonas diferentes, cada uma representando temas e experiências únicas.
- Zona 1
Corresponde ao Centro do Visitante, que estará aberto a partir de 2026 e representa a porta de entrada para a novo Centro del Vino Concha y Toro, incluindo uma bilheteria, um auditório e uma loja boutique de 700 metros quadrados. - Zona 2
Chamada Plaza Concha y Toro, onde os visitantes podem acessar experiências envolventes onde vinho e gastronomia se unem com degustações no Restaurante Bodega 1883 e na Grand Barra Bodega 1883. Nesta área está localizado a Bodega Concha y Toro: uma fiel reconstrução de uma adega de guarda de meados do século XIX. Este local simbólico representa o compromisso da vinícola com o patrimônio cultural chileno por meio de exposições temporárias que enaltecem o trabalho de artistas e artesãos chilenos. - Zona 3
Abriga a experiência sensorial Casillero del Diablo, “A Origem de uma Lenda”, um tour pelo museu que explora as origens geológicas dos vales vitivinícolas do Chile, as etapas da videira, os processos envolvidos na vinificação, experiências sensoriais de aromas e cores e a história por trás da marca Casillero del Diablo. Os visitantes, por sua vez, poderão vivenciar em primeira pessoa a mítica lenda do Casillero del Diablo e percorrer uma adega onde repousam os vinhos ultra premium da vinícola. - Zona 4
A Adega de Guarda Don Melchor, estará aberta para visitação em 2026 e oferecerá uma experiência centrada no icônico Don Melchor Cabernet Sauvignon, um vinho de classe mundial cuja primeira safra remonta a 1987. - Zona 5
Oferece espaços de degustação, onde os visitantes podem vivenciar diversas degustações imersivas guiadas por sommeliers experientes. Possui uma varanda em estilo anfiteatro com vista para o vinhedo e o Parque Concha y Toro, salas de degustação integradas ao parque e uma moderna sala de degustação na Adega de Guarda del Alto. - Zona 6
Nesta área, os visitantes poderão percorrer o parque centenário de 22 hectares e admirar a histórica Casa Don Melchor, ambos representantes do patrimônio histórico nacional. O objetivo é preservar esse legado para as gerações futuras por meio de um rigoroso programa de plantio e conservação. As visitas à Casa Don Melchor também oferecem a oportunidade de mergulhar na história e nas origens desta residência de 1883. Os visitantes podem desfrutar de degustações e almoços com base no vinho Don Melchor, eleito o número 1 do mundo em 2024 pela Wine Spectator.
Ao longo da nova visita guiada pelo Centro del Vino, os visitantes também poderão admirar obras de destacados artistas nacionais, cujos trabalhos dialogam com o conceito do vinho por meio de diversas materialidades e técnicas.
Entre elas, destaca-se o majestoso muro de pedra talhada à mão, representando os diferentes estratos da Cordilheira dos Andes, criado por Gabriel Horta e sua filha Diana Horta; uma escultura em bronze que simula uma videira, de Jean Petitpas em colaboração com César Manquel; quadros baseados em ilustrações digitais de Cecilia Avendaño, que representam os perfis aromáticos dos vinhos branco e tinto; as ilustrações do desenvolvimento da videira e suas variedades, de Pilar Salazar; e o selo de 2,5 metros de diâmetro elaborado em bronze pelo fundidor Luis Montes, que exalta os elementos representativos do nome do fundador da vinícola.
A essa experiência soma-se o envolvente relato audiovisual que conta como “Nasce o Boato” por trás da misteriosa adega do Casillero del Diablo, criado pelo estúdio Santiago Motion Graphics (Smog).
Patrimônio e sustentabilidade
O novo Centro del Vino é o primeiro centro enológico do mundo a receber o selo de turismo sustentável Preferred by Nature, que reconhece iniciativas turísticas responsáveis pela biodiversidade e pelo patrimônio.
Em 2024, a vinícola também inaugurou, em colaboração com a Fundação Chilco e o Royal Botanic Garden Edinburgh (RBGE), o primeiro Sítio Seguro para Conservação (SSC) dentro do parque, focado na proteção da flora nativa chilena. No mesmo ano, o tour Casillero del Diablo foi reconhecido como a “Melhor Experiência de Enoturismo do Chile” pelos Prêmios de Enoturismo Chile.
O passeio da nova experiência do Centro del Vino Concha y Toro consiste em um tour guiado de 120 minutos, disponível em espanhol, inglês e português, com diversas experiências opcionais focadas nos grandes vinhos da vinícola.
Os passeios estão disponíveis de segunda a domingo, das 9h às 23h, e podem ser reservados neste link.