BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Blue Tree Hotels cresce 12% em receita e aposta em técnicas de IA

Com nova unidade no Paraná, a Blue Tree Hotels investe em inovação, reformas e excelência para manter crescimento sustentável até 2025

A Convenção Anual da Blue Tree Hotels começou na terça-feira (15), no Blue Tree Premium Faria Lima, na capital paulista. Com o tema “Nossa gente, nosso brilho”, o evento, que tem duração de três dias, contou com mais de 120 participantes. A programação começou com um café de boas-vindas, seguido pela execução do Hino Nacional e uma apresentação de Taiko, performance tradicional japonesa que utiliza grandes tambores como instrumento principal.

Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels, participou da abertura e reforçou a importância de cada colaborador, além de destacar os pilares da marca, que incluem o bem-receber, bem-servir e bem-cuidar.

“Servir com alma e criar laços verdadeiros com cada hóspede faz parte do nosso jeito de ser. É emocionante ver que esse cuidado virou referência, que inspira o mercado e aparece nas falas, nos textos e nas atitudes”, declara Chieko. “Isso mostra que o que fazemos com dedicação, todos os dias, está tocando as pessoas. E quando isso acontece, nossa responsabilidade só cresce, porque fazer bem é contagiante. Meu sonho é que a árvore da Alma Blue Tree se torne uma grande floresta, onde o nosso cuidado influencie positivamente a sociedade”, ressalta.

A presidente também destacou a nova aquisição da rede: o Blue Tree Daj Resort & Marina Ribeirão Claro, no Paraná. “A chegada desta unidade representa mais do que a expansão da nossa marca, é a ampliação do nosso compromisso com a excelência, com a criação de experiências memoráveis. É uma alegria levar o nosso padrão de hospitalidade para uma região tão vibrante, unindo conforto, natureza e propósito”, acrescenta o presidente.

Dinâmica Cross

Durante o encontro, foi realizada a dinâmica “Uma viagem pelos destinos que fazem a Blue Tree Brilhar!”. Cada colaborador embarcou em uma rota especial pelos hotéis da rede espalhados pelo Brasil. Os participantes foram convidados a visitar diferentes estações em que seus representantes tinham que apresentar os principais diferenciais, histórias e experiências das unidades. Ao início de cada jornada, eles receberam um passaporte das rotas, visitaram cada ambiente e aproveitaram para fazer perguntas e trocar ideias para se inspirar. Ao final de cada parada, os documentos foram carimbados.

“O objetivo foi coletar todos os itens – isso até o final do segundo dia da convenção. Ao completar as rotas, os participantes terão conhecido todos os destinos da marca e entendido ainda mais por que nossa gente é o que faz a empresa brilhar”, comentou Erilton Júnior, gerente geral de Vendas e Marketing da Blue Tree Hotels.

Conquistas da marca

No discurso de Felipe Nishimura, diretor-geral da Blue Tree Hotels, foram apresentados os resultados de 2024 em que a empresa consolidou sua estratégia de crescimento sustentável para os próximos anos. Entre as principais conquistas do período, a rede destacou o aumento de 12% na receita bruta em comparação com 2023, ano em que já havia registrado recorde histórico de faturamento.

Outro dado relevante foi a elevação do Earnings Before Interest and Taxes (EBIT), que em português significa Lucro Antes dos Juros e Impostos, para 86,6%, um indicador que demonstra a solidez operacional da marca. Atualmente, 33% dos empreendimentos da Blue Tree passam por reformas, refletindo o compromisso contínuo com a modernização e a qualidade dos serviços oferecidos. Também chama atenção o fato de que 12 contratos com investidores foram renovados desde 2023, sendo 10 deles sem concorrência, o que demonstra a confiança dos investidores e parceiros na gestão da rede.

Com o fim do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), que impacta diretamente a carga tributária dos hotéis, a rede aposta em um movimento contrário ao do mercado. Em vez de priorizar a redução de serviços, a marca foca no fortalecimento das vendas e na diferenciação por meio da excelência no atendimento, inovação e personalização.

“Esse é o momento de aprofundar nosso relacionamento com o cliente e elevar ainda mais a qualidade do serviço, sem abrir mão da rentabilidade e da sustentabilidade dos negócios. Vamos seguir crescendo com protagonismo regional e projetos adaptados à realidade de cada praça”, afirmou o diretor-geral.

A empresa segue com um modelo de gestão pautado na valorização das equipes locais, no atendimento personalizado e no foco em inovação. As ações previstas para os próximos anos incluem: aprofundamento da missão, visão e valores da companhia; ampliação dos projetos descentralizados, respeitando as particularidades regionais; continuidade nas reformas dos hotéis para aumentar a competitividade; foco estratégico em vendas, grupos e eventos; reforço na atuação Environmental, Social, and Governance (ESG), com práticas sustentáveis e responsabilidade social; e investimento em tecnologia e qualificação das equipes operacionais.

Para o diretor, a visão da Blue Tree Hotels não é ser a maior rede, mas a mais conceituada e reconhecida pelo mercado, pelos clientes e pelos investidores. A meta é manter a perenidade dos negócios, com crescimento sustentável e excelência nos serviços oferecidos.

“O que mais me deixa feliz é ver que não somos só nós falando bem da Blue Tree, o mercado também reconhece nosso trabalho. Isso acontece porque temos as pessoas certas, que lideram com consciência e buscam sempre evoluir. Acreditamos em uma gestão que orienta sem controlar, valorizando as ideias e a autonomia da equipe. Nossa missão não é ser a maior rede, mas a mais conceituada, lembrada pela excelência no serviço e pelo impacto positivo nas comunidades onde atuamos. É assim que garantimos a perenidade pelos próximos 50 anos”, complementa Nishimura.

Inovação

A linha do tempo das inovações foi outro assunto em evidência. Durante o encontro, a rede anunciou as atualizações do “Musashi”, uma Inteligência Artificial personalizada para a gestão comercial da marca. O programa é uma assistente virtual exclusiva para a equipe da Blue Tree Hotels.

A atualização do programa de gestão de carteiras é uma iniciativa que visa otimizar a rotina comercial por meio de tecnologia e inteligência de dados. O sistema consolida informações dispersas em uma plataforma integrada, transformando-as em alertas estratégicos automatizados, que permitem às equipes comerciais atuarem de forma mais ágil e assertiva. O novo modelo substitui processos manuais e análises aleatórias por um fluxo padronizado, com atualizações em tempo real e foco nos clientes prioritários.

Como explicou Guilherme Louback, Business Engagement Manager da rede, o projeto segue o conceito “high tech, high touch”, ou seja, tecnologia de ponta aliada à personalização e cuidado humano, uma abordagem essencial para atender às novas demandas do mercado hoteleiro, cada vez mais direcionadas às necessidades individuais dos clientes.

A implantação do Musashi teve início com uma revisão dos objetivos estratégicos, passando por etapas como a avaliação da evolução das LLMs (modelos de linguagem de larga escala), o remanejamento do sistema às necessidades atuais da Blue Tree e a habilitação de componentes tecnológicos fundamentais. Nos meses seguintes, foram realizadas modelagens de fluxos e conteúdos, integração das bases de dados, desenvolvimento de regras de negócio e testes com as equipes comerciais.

Em abril, o sistema começou a ser operado pelo time corporativo, e em maio e junho ocorreram as primeiras revisões e ajustes finais com o usuário. Agora, a Blue Tree trabalha no aprimoramento contínuo do modelo, com foco na expansão do Musashi para toda a rede, reforçando o compromisso da marca com a inovação, eficiência e excelência nos serviços.

Conteúdos estratégicos

No período da tarde, a convenção mergulhou em temas de vendas e performance com a palestra “Liderança em Vendas”, promovida pelo time Vende-C. A sequência contou com a participação de Juliane Corredato, gerente geral de Revenue Management; Priscilla Munhoz, gerente de distribuição; e Erilton Júnior, gerente geral de Vendas e Marketing; que apresentaram o painel “Fazer o básico vende e gera grandes resultados”, abordando rituais e estratégias de vendas aplicáveis ao cotidiano das equipes.

O encerramento do primeiro dia foi marcado por um jantar especial, com o tema “Juntos somos mais fortes”, celebrando as conexões construídas e os cuidados compartilhados ao longo da jornada.

A convenção segue até quinta-feira (17), com mais painéis, treinamentos e debates sobre inovação, negociação e excelência em hospitalidade.

O evento da rede hoteleira contou com mais de 50 parceiros como a R1 Produções como patrocinador master, além de marcas como Contato Impresso Cards (patrocinador gold) e os apoiadores F&Group, RM View, Partiu Rimos, Lighthouse, Harus, Noah Gastronomia, Blue Tree Premium Faria Lima, LGM Marketing e Conteúdo, Aromatize Marketing Olfativo, Buddha Spa Blue Tree Faria Lima, FastPark, Mobibox by Multi e Bari Doces e Eventos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Allianz Parque Tour atrai turistas após...

Passeio por bastidores da arena ganha força com férias e a Copa do Mundo de Clubes, oferecendo experiência completa a todas as idades

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Embratur e ANPTUR abrem edital para...

A Embratur e a Associação Nacional de Pesquisa e...

Marriott leva marca City Express ao...

Marriott traz a marca City Express ao Brasil por meio de parceria com a Fábrica de Hotéis. Rede planeja 30 unidades no Nordeste em 15 anos

Latam lança chip virtual de viagem...

Nova solução, criada em parceria com a Gigs, permite que passageiros se conectem globalmente com dados móveis e sem tarifas de roaming

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS