A cidade de Fortaleza se prepara para receber, nos dias 23 e 24 de outubro, a 14ª edição do Brazil Travel Market (BTM). Realizado no Centro de Eventos do Ceará, o encontro tem expectativa de reunir mais de 5 mil profissionais do setor e reforça sua vocação como plataforma estratégica para geração de negócios, capacitação e promoção de destinos.
Voltado exclusivamente ao mercado profissional, o BTM 2025 contará com a presença de agentes de viagens, operadoras, buyers internacionais, companhias aéreas, redes hoteleiras, cruzeiros, locadoras, receptivos, destinos nacionais e internacionais, além de representantes institucionais e imprensa especializada. A feira movimenta não apenas a economia da capital cearense — com impactos em hotelaria, transporte e alimentação —, mas também gera resultados concretos para expositores e visitantes.
“O BTM foi concebido para fomentar negócios, gerar relacionamento qualificado e fortalecer os destinos e produtos turísticos brasileiros. A cada edição, temos alcançado resultados concretos para expositores e visitantes, com um alto índice de retorno em vendas e parcerias”, afirma Claudio Junior, um dos organizadores do evento.
Uma das principais novidades deste ano é a parceria com a Alagev (Associação Latino-Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas), que trará ao evento uma programação especial dedicada ao segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions). A iniciativa amplia o escopo do BTM ao incorporar o turismo corporativo à sua agenda, atraindo gestores de viagens e compradores estratégicos de todo o país.
Outro destaque da edição 2025 é a parceria com a Embratur, que ficará responsável por trazer compradores internacionais ao evento, participando de rodadas exclusivas de negócios com expositores brasileiros. A ação reforça o compromisso do BTM com a internacionalização do turismo nacional e o aumento do fluxo de visitantes estrangeiros.
“A parceria com a Alagev é um passo importante para reposicionar o Brazil Travel Market também como referência em turismo de negócios. Com isso, passamos a atender de forma ainda mais completa os interesses de diferentes nichos do setor”, ressalta Breno Mesquita, também da organização.
Além da feira de negócios, o BTM contará com capacitações com marcas e destinos estratégicos, rodadas comerciais e reuniões técnicas com instituições como a Embratur, Fornatur e Instâncias de Governança Regionais, abordando temas como promoção turística, políticas públicas e expansão da presença brasileira em mercados internacionais.
Em 2024, o evento reuniu mais de 170 estandes e representantes de 11 países e 20 estados brasileiros, consolidando-se como uma das principais vitrines do trade turístico latino-americano. A organização trabalha para superar esses números em 2025, tanto em volume de público quanto em geração de negócios.