BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Barcelona fechará terminais de cruzeiros para conter turismo em massa

Plano de Barcelona busca reduzir impactos no cotidiano local causados por 1,6 milhão de cruzeiristas em trânsito por ano

A cidade de Barcelona, na Espanha, irá fechar dois de seus terminais de cruzeiros a partir de 2026 como parte de um acordo entre o Porto de Barcelona e a prefeitura local para enfrentar os impactos do turismo em massa. Com a medida, o número total de terminais operacionais será reduzido para cinco.

O anúncio foi feito em comunicado oficial da prefeitura na última sexta-feira (18). Além do fechamento dos terminais, o acordo prevê o financiamento de um estudo sobre a circulação de passageiros de cruzeiros pela cidade de Barcelona, etapa considerada preliminar para o desenvolvimento de um plano de mobilidade sustentável.

A iniciativa integra uma série de medidas implementadas nos últimos anos para conter os efeitos da atividade turística no cotidiano dos moradores. Em 2024, manifestações em Barcelona chegaram a utilizar pistolas de água contra turistas em protestos contra o setor, que tem sido acusado de agravar problemas como a superlotação e a escassez de moradias acessíveis, diante da crescente conversão de residências em imóveis para aluguel de curta temporada.

De acordo com o Porto de Barcelona, 1,6 milhão de passageiros de cruzeiros passaram pela cidade em trânsito em 2024. A maioria desembarca pela manhã, realiza passeios por áreas centrais como La Rambla e o Bairro Gótico, região histórica e densamente frequentada, e retorna aos navios no fim da tarde.

O plano anunciado também inclui a modernização da infraestrutura portuária com foco na sustentabilidade, como a instalação de sistemas de fornecimento de energia elétrica a partir de fonte limpa, permitindo que os navios desliguem seus motores enquanto estiverem atracados.

O investimento total previsto para essas ações é de 185 milhões de euros (cerca de US$ 216 milhões), com recursos provenientes de parcerias público-privadas.

Esta não é a primeira mudança estrutural promovida pelo município. Em outubro de 2023, o terminal norte do porto foi fechado ao tráfego de cruzeiros. A decisão deu continuidade ao acordo firmado em 2018 entre o governo municipal e as autoridades portuárias para deslocar a operação dos navios para áreas mais afastadas do centro urbano.

Naquele ano, o terminal Maremagnum também foi desativado e a área passou a abrigar estabelecimentos como restaurantes, bares, um clube de vela, marina, aquário e centro comercial.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Aviva promove Incasa com experiência gastronômica...

Evento da Aviva reuniu 40 agentes de viagens no Jamile Restaurante para promover serviço personalizado do Incasa Private Residence Club

Barretos inaugura Praia do Peão e...

Com Day Use, praia artificial e R$ 12 milhões em investimentos, cidade amplia oferta turística com foco em natureza e experiências

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

Ingressos para o Natal Luz de...

Evento em Gramado celebra 40 anos com nova programação e tecnologia para acesso aos espetáculos; confira o cronograma de vendas

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS