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Governo libera R$ 1,24 bilhão para terminal de passageiros no Porto de Santos

Projeto Santos + Vivo prevê estrutura moderna para cruzeiros marítimos e integra pacote nacional de R$ 4,7 bilhões em investimentos portuários

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) anunciou a autorização de R$ 1,24 bilhão em investimentos privados para a construção de um novo terminal de passageiros no Porto de Santos, em São Paulo. O projeto integra um pacote mais amplo, que soma R$ 4,7 bilhões em recursos destinados à modernização da infraestrutura portuária em todo o Brasil.

Denominado Santos + Vivo, o empreendimento será realizado pela Transbrasa e prevê a instalação de um Terminal de Uso Privado (TUP) voltado ao transporte marítimo de passageiros. A proposta visa atender a uma demanda histórica do setor, com infraestrutura compatível para receber embarcações de grande porte, atualizações em segurança e tecnologia, além de uma área de embarque e desembarque ampliada. A iniciativa consolida o Porto de Santos como destino estratégico para cruzeiros marítimos internacionais.

Mais de R$1,20 bilhão será investido no novo terminal. Foto: divulgação

Além do impacto positivo na conectividade turística, o novo terminal deverá gerar milhares de empregos diretos e indiretos, desde a fase de obras até a operação plena do espaço. A expectativa é que o empreendimento contribua significativamente para a economia regional, com aumento na arrecadação de tributos e fomento a setores correlatos, como hotelaria, gastronomia, transporte e comércio.

Segundo Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, “os contratos previstos para serem autorizados até o final de 2025 irão representar o maior volume já aprovado para um ano no setor portuário do Brasil”.

A região Sudeste, que inclui o projeto de Santos, foi contemplada com mais de R$ 1,5 bilhão em autorizações. Além do novo terminal de passageiros, os investimentos incluem melhorias em terminais de carga, expansão de áreas de armazenamento e implementação de tecnologias para gestão portuária.

A previsão é que as obras do terminal de passageiros levem até 36 meses, com entrega estimada para 2028. Antes do início da construção, o projeto passará pelas etapas de licenciamento ambiental e deverá atender a todos os requisitos técnicos e regulatórios. O MPor acompanhará de perto a execução, garantindo que os padrões de qualidade e os prazos estabelecidos sejam cumpridos.

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Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

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