A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concluiu a redistribuição dos 20 slots que pertenciam à VoePass no Aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo. A definição beneficia principalmente as três principais companhias aéreas do país: Azul, Gol e Latam.
A divisão oficial ficou da seguinte forma: a Azul Linhas Aéreas receberá oito slots, enquanto Gol Linhas Aéreas e Latam Airlines Brasil ficarão com seis cada. As autorizações redistribuídas poderão ser utilizadas durante a temporada Winter 25 (W25), entre os dias 26 de outubro de 2025 e 28 de março de 2026.
A redistribuição dos slots ocorre após o cancelamento do Certificado de Operador Aéreo (COA) da VoePass em 24 de junho. Antes disso, a companhia já estava impedida de voar desde março, quando a Anac identificou falhas em seus processos de manutenção, comprometendo a segurança das operações.
Segundo a agência reguladora, o Aeroporto de Congonhas possui um total de 582 slots voltados exclusivamente para a aviação doméstica regular. Com a nova configuração, a Latam passa a contar com 246 slots, seguida pela Gol com 244, enquanto a Azul sobe para 92 — número ainda distante dos volumes operados por suas concorrentes.
“A redistribuição busca preservar a concorrência e a eficiência operacional em um dos aeroportos mais estratégicos do país”, afirmou a Anac em nota. Localizado na capital paulista, Congonhas concentra a ponte aérea Rio–São Paulo, uma das mais movimentadas e lucrativas rotas domésticas da América Latina.
Latam e Gol já anunciaram como utilizarão os novos slots. A Latam começou a vender passagens para um novo voo direto entre São Paulo (CGH) e São Luís (MA), com cinco frequências semanais. Já a Gol terá novas ligações com Pelotas (RS) e Correia Pinto (SC), sem escalas. A Azul, por outro lado, ainda não revelou os planos para os oito novos slots conquistados.