A Royal Caribbean proibiu a prática de esconder patinhos de borracha — conhecidos como cruise ducks — na área conhecida como Central Park, presente nos navios das classes Oasis e Icon. A medida da companhia marítima tem como objetivo preservar as plantas vivas que compõem o espaço.
A restrição foi divulgada em fóruns da comunidade Cruise Critic e grupos no Facebook. Uma placa com os dizeres “Por favor, ajude-nos a proteger as plantas. Esta é uma zona livre de patinhos. Por favor, não esconda patinhos no Central Park” foi fotografada a bordo do Utopia of the Seas e compartilhada online.
“Já era hora”, afirmou um usuário, que publicou a imagem no fórum. “As plantas e flores do Central Park estavam sendo danificadas por adultos e crianças que escondem ou procuram patinhos.” A Royal Caribbean não respondeu às solicitações de comentário feitas pela Cruise Critic, mas a sinalização indica que a intenção é reduzir o impacto da atividade sobre a vegetação.
Outros passageiros também manifestaram opiniões. “Não culpem os patinhos!”, escreveu outro usuário. “Preferia que fizessem uma zona livre de pessoas inconvenientes, para banir pais que deixam as crianças pisotearem as plantas.” Já um terceiro internauta disse: “Estou contente que finalmente fizeram algo para evitar o pisoteio das plantas e flores.”
A prática dos cruise ducks envolve esconder pequenos patinhos de borracha decorados com etiquetas informando o nome e a origem do passageiro que os escondeu. Quem os encontra pode ficar com o item ou escondê-lo novamente, registrando o momento em redes sociais.
Embora muitos vejam a atividade como uma brincadeira entre passageiros, algumas companhias e hóspedes têm expressado preocupações com o potencial de dano a áreas delicadas dos navios. “Foi uma boa decisão… agora deveriam tornar o navio inteiro uma zona livre de patinhos”, declarou outra usuária. “Entendo que algumas pessoas se divertem procurando esses patinhos, mas para mim não vale quando causa estragos”, acrescentou.
Outros usuários defenderam a continuidade da prática, desde que feita com bom senso. “Nós não temos filhos, mas gostamos de esconder os patinhos para quem aprecia. É uma diversão inofensiva quando feita com responsabilidade — e, quando não é, regras devem ser criadas e aplicadas”, afirmou um dos internautas.
Além do Central Park, é comum que companhias proíbam a colocação dos patinhos em piscinas, jacuzzis e lojas a bordo. A Royal Caribbean adicionou a nova restrição à lista.
O Central Park é um dos ambientes temáticos presentes nos navios das classes Oasis e Icon. Ele abriga dezenas de milhares de plantas vivas, cuidadas por um jardineiro residente. No espaço, os hóspedes encontram bares e restaurantes em meio à vegetação.
Vale dizer que, recentemente, a Royal Caribbean abriu vendas para acesso ao Royal Beach Club em Nassau.