BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Delegacias especializadas somam mais de 4 mil atendimentos a turistas em 2025

Durante o EmDiaCom, delegada Fernanda Herbella apresenta números, novidades operacionais e reforça atendimento humanizado para visitantes

São Paulo (SP) – A Divisão Especializada de Atendimento ao Turista (Deatur), da Polícia Civil de São Paulo, já registrou 4.039 atendimentos presenciais a visitantes entre janeiro e 1º de julho de 2025. A estrutura, única no país, conta com seis delegacias dedicadas exclusivamente aos turistas, localizadas nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos, no Porto de Santos, na capital paulista e em grandes eventos.

Durante o encontro EmDiaCom Associados, nesta quinta-feira (24), no Aeroporto de Congonhas, Fernanda Herbella, delegada Divisionária de Polícia da Deatur apresentou os números atualizados e reforçou o papel da divisão na segurança do turismo paulista. “Nenhuma outra polícia civil no Brasil tem uma estrutura de uma divisão de polícia com várias delegacias dedicadas ao turista, como nós temos aqui no estado de São Paulo”, afirmou.

Helenice Zaparoli e Fernanda Herbella pousaram para foto ao final do evento. Foto: Rafael Destro/Brasilturis

Além das unidades fixas, a Deatur também opera com uma base móvel — um ônibus adaptado com estrutura completa de delegacia — que atende eventos de grande porte, como shows, festivais e feiras, em todo o estado. Neste ano, 48 eventos já contaram com o apoio da divisão, e 718 RGs foram emitidos emergencialmente, sendo 705 apenas no Porto de Santos, facilitando o embarque de turistas que esqueceram ou perderam seus documentos.

Outro diferencial é o foco no acolhimento e no atendimento humanizado. “Esse turista, ele está totalmente vulnerável, porque ali ele não fala a língua, ele não consegue ser compreendido”, explicou a delegada. Para garantir suporte efetivo, a divisão conta com agentes fluentes em diversos idiomas e canais de tradução.

A Deatur também instituiu um protocolo de atendimento para eventos, exigindo, entre outros pontos, a presença de ao menos uma mulher por equipe policial, visando oferecer maior conforto em casos sensíveis. “Muitas vezes a turista sofreu um crime sexual ou se sente mais à vontade acolhida de falar com uma mulher”, acrescentou Fernanda.

Paralelamente, foi criado um fórum de comunicação com gerentes de segurança da rede hoteleira para compartilhar alertas e ocorrências de forma rápida. A delegada ainda mencionou a implantação de QR Codes com dicas de segurança em hotéis e eventos, além da possibilidade de boletins de ocorrência online por estrangeiros, disponíveis em inglês e espanhol no site da polícia.

Entre os próximos desafios da Deatur estão a coordenação da segurança de cinco grandes eventos em São Paulo, com destaque para o jogo da NFL, o Open de Tênis Feminino, o festival Deton, o Tomorrowland e a Fórmula 1, todos previstos para o segundo semestre.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

França passa a aceitar Pix de...

Pagamento em reais, com conversão automática para euros, é liberado em lojas populares da capital e já inclui opção de parcelamento

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Anac redistribui slots da VoePass em...

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concluiu a...

Gol homenageia Rita Lee com voo...

Filme “Ritas” estreia no Gol Online e ganha ação especial no mês do rock com serviço de bordo personalizado

Taxa de visto dos EUA gera...

Medida de vistos temporários visa reforçar controle migratório e segurança, mas é criticada por elevar custos e dificultar o acesso ao país

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS