A Embratur e a Universidade Federal Fluminense (UFF) abriram nesta segunda-feira (21) as inscrições para o curso gratuito “Laboratório de Encantadores”, iniciativa voltada para a capacitação de guias de turismo e condutores locais dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro. O objetivo é qualificar os profissionais para atender ao turista internacional, alinhando o serviço local aos padrões globais.
O curso oferece 300 vagas, sendo 250 destinadas a guias de turismo regionais cadastrados no Cadastur e 50 para condutores locais. Para garantir maior descentralização, 30% das vagas são reservadas a profissionais do interior do estado.
“Gratuito e na modalidade EaD, o Laboratório de Encantadores é um passo para posicionar o Rio como um destino ainda mais competitivo no cenário internacional”, explicou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
“Investir na qualificação de quem está na linha de frente do turismo é investir na qualidade da experiência do turista. Profissionais bem preparados são os melhores embaixadores do nosso país”, complementa Freixo.
O curso terá carga horária de 90 horas, divididas entre três áreas de conhecimento: Comportamental, Gestão e Cultural, além de oficinas práticas. Os participantes vão construir, de forma colaborativa, um Plano de Fortalecimento da Comunidade de Encantadores, com propostas de atuação no mercado internacional.
“O Laboratório de Encantadores é uma jornada de transformação profissional e comunitária. Queremos apoiar profissionais que não apenas informem, mas encantem, criando impacto positivo para turistas e comunidades locais”, destacou Carlos Alberto Lidizia Soares, coordenador do projeto.
As inscrições vão até o dia 15 de agosto, pelo site disponível no perfil oficial da Embratur e da UFF. A lista dos selecionados será divulgada em 22 de agosto, com matrícula nos dias 28 e 29.